A 4.ª edição do PortugalSLAM – Festival de Poesia e Performance decorre nos dias 26, 27 e 28 outubro, em vários pontos da cidade de Lisboa.
O tema do festival será Arte e Resistência numa edição que quer proporcionar o cruzamento de várias práticas artísticas, mostrando que a palavra pode ser expressada e transmitida de diversas formas sobrevivendo a qualquer regime cultural, limite político e padrão social.
Este ano o PortugalSLAM marcará presença no Chapitô, Museu de Lisboa, Padaria do Povo, Livraria Ler Devagar, Largo Café Estúdio, Instituto Italiano de Cultura, British Council e Lycée Français.
A programação inclui a participação de convidados nacionais e internacionais e a grande Final Nacional de Poetry Slam, com poetas de todo o país, onde estarão incluídas as cidades de Amadora, Aveiro, Évora, Lisboa, Leiria e Viseu.
PROGRAMAÇÃO
26 de Outubro | quinta-feira
Local: LARGO Café-Estúdio
14:00– Acolhimento de convidados internacionais: Paolo Agrati (Itália), Duncan Green (Inglaterra), Sergio Escribano (Espanha), Ibraima Fat (Senegal), Carla Badillo (Equador)
15:00 – Residência Artística: Arte & Resistência – do Abstracto ao Concreto (com os convidados internacionais)
Local: British Council
18h30 – Duncan Green (UK) – Performance “Connected”
– “Connected” é em parte facto e em parte um jogo de palavras falso, que analisa o impacto do uso dos smartphones na sociedade e o potencial resultado desse (ab)uso.
Local: LARGO Café-Estúdio
21:30 – Abertura oficial do festival: apresentação, sessão de pergunta-resposta, exibição de documentário sobre o festival
22:00 – Pré-Slam: competição tradicional, com 2 últimas vagas para a competição nacional de Poetry Slam
27 de Outubro | sexta-feira
Local: LARGO Café-Estúdio
10:00|13:00 – Residência Artística (continuação): Arte & Resistência – do Abstracto ao Concreto
Local: Lycée Français
11:00 – 15:00 – Workshop escolar de Poetry Slam
Local: Livraria Ler Devagar
15:00 – “Transpoéticos: Traz um amigo também” – mostra de vídeos poéticos feitos através da obra de Zeca Afonso.
16:00 – Apresentação do livro “Caderno Poético” – colectânea de poemas ligados ao Poetry Slam com apresentação de Afonso Mata (vice-campeão nacional de Poetry Slam) e Nuno Piteira (vencedor europeu de Poetry Slam)
17:00 – Resistência Feminina! – Mesa-redonda, debate aberto sobre o papel feminino nas diversas práticas artísticas, com as convidadas: Cláudia R. Sampaio (escritora), Li Alves (artista de spoken-word, slammer), Farah Chamma (poeta palestiniana em directo por vídeo-conferência) – dinamização por Ary Leal
Local: Padaria do Povo, Campo d’Ourique
21:30 – Menor Slam do Mundo, apresentado por Viton Araújo (Brasil)
22:45 – Espectáculo “Maior que o Pensamento” – com músicos convidados
00:00 – Sessão de Microfone Aberto com convidados internacionais
28 de Outubro | sábado
Local: LARGO Café-Estúdio
10:00|13:00 – Residência Artística (última sessão): Arte & Resistência – do Abstracto ao Concreto
Local: Museu de Lisboa (Jardim do Palácio Pimenta)
16:00 – GRAFFONEMA– pintura ao vivo com os Writers MAIO e URSA + poetas convidados (Sérgio Coutinho, Nuno Piteira, Salomé Abreu, Filipa Borges)
Local: Chapitô (tenda)
21:30 – Performance dos convidados internacionais, criada em residência durante a semana.
22:30 – Competição nacional de Poetry Slam, com representantes de várias localidades portuguesas diferentes (Amadora, Aveiro, Évora, Faro, Lisboa, Leiria, Viseu).
00:30 – Encerramento