Salvador Sobral é um dos grandes vencedores dos prémios EBBA 2018 – European Border Breakers Awards.
Esta é uma distinção, a nível europeu, para artistas emergentes e que têm conhecido um excepcional nível de sucesso na Europa.
Em 2017, Salvador Sobral alcançou uma vitória recordista na competição Eurovisão, naquela que foi a estreia de Portugal no pódio do Festival, com a balada “Amar Pelos Dois”, escrita e composta por Luísa Sobral, a sua irmã. Em 2016, o cantor já havia lançado o seu álbum de estreia, Excuse Me, que o afirma como um talentoso escritor e compositor.
Sendo os prémios EBBA atribuídos a artistas que atingem um nível de sucesso internacional à escala europeia no período entre 1 de agosto 2016 e 31 de julho de 2017, o percurso de Salvador Sobral destacou-se de forma clara para a organização que atribui estes prémios.
Os EBBA
Os prémios EBBA celebram os novos artistas e os que se estabelecem além fronteiras, os que criam a música de hoje e do amanhã. De Dua Lipa (UK) a Alan Walker (Noruega), os vencedores dos EBBA representam alguns dos talentos que mais se destacaram recentemente na cena da música europeia.
A lista de vencedores inclui nomes como Adele, Christine & the Queens, Stromae, Gabriel Rios, Hozier, Of Monsters and Men, Mumford & Sons, Aurora, Disclousure, John Newman, C2C, Tokio Hotel, The Script, Years and Years, Robin Schulz, Carnival Youth, MØ e Selah Sue.
15.ª edição dos EBBA
A cada ano, 10 artistas europeus recebem um EBBA, no seguimento do reconhecimento do seu talento e carreira em países fora do seu país de origem. Este sucesso é mensurável através de airplay, vendas, performances ao vivo na Europa e a posição no European Border Breakers Charts.
Para serem elegíveis para os prémios de 2018, os artistas devem ter atingindo um nível de sucesso internacional à escala europeia no período entre 1 de agosto 2016 e 31 de julho de 2017. Além disso, devem ser nacionais de um dos países participantes no programa da UE “Europa Criativa”.
Os EBBA, agora na sua 15.ª edição, são prémios da UE atribuídos numa cerimónia organizada pelo Festival Eurosonic Noorderslag, em parceria com a Comissão Europeia (Europa Criativa) e a EBU (União Europeia de Radiodifusão), com o apoio de Buma Cultuur, o Ministério Holandês da Educação Cultura e Ciência, a Província de Groningen, a Cidade de Groeningen e a Music Week.
Cerimónia EBBA
Recentemente, Alice Merton da Alemanha, Skott da Suécia, Off Bloom da Dinamarca e Blanche da Bélgica foram também anunciados como vencedores nos EBBA. Um total de 10 artistas vão ser galardoados com um EBBA nas próximas semanas.
Os vencedores vão receber o seu prémio numa cerimónia apresentada pelo apresentador de televisão e músico Jools Holland no Festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, Holanda, a 17 de janeiro de 2018. A cerimónia conta também com atuações dos artistas vencedores.
Prémio do Público
Todos os vencedores dos EBBA estão também em competição para o Prémio do Público.
Fãs de todo o mundo podem votar online, desde o fim de novembro até ao Natal, no seu artista emergente favorito. O vencedor do Prémio do Público será anunciado durante a cerimónia dos EBBA no Festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen. Dez dos fãs que votarem neste prémio vão ser escolhidos, de uma forma aleatória e de diferentes países, e convidados a estar presentes na cerimónia. Cada vencedor poderá trazer alguém consigo, com os custos de viagens e acomodação completamente cobertos pela organização do Eurosonic Nooderslag.