Um Desastre de Artista (título original: The Disaster Artist) estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 4 de janeiro, com o apoio da Antena 3.
James Franco transforma a história verídica do excêntrico cineasta Tommy Wiseau — um artista cuja paixão é tão sincera quanto os seus métodos são questionáveis — numa celebração cómico-trágica da amizade, da expressão artística e da perseguição dos sonhos contra todos os obstáculos. Baseado no best-seller de Greg Sestero que conta tudo sobre como foi fazer o clássico de culto The Room (“o pior filme de sempre com maior sucesso”), Um Desastre de Artista é uma hilariante reflexão — de que existe mais do que uma maneira de nos tornarmos uma lenda e de que não existem limites para o que conseguimos atingir quando não temos qualquer noção do que estamos a fazer.
Realizado por James Franco, que também encarna Wiseau (e Johnny), Um Desastre de Artista conta ainda no seu elenco com, entre muitos outros, Dave Franco como Greg Sestero / Mark, Seth Rogen como Sandy Schklair, Alison Brie como Amber, Ari Graynor como Juliette Danielle / Lisa e Josh Hutcherson como Philip Haldiman / Denny. O argumento foi escrito por Scott Neustader e Michael H. Weber com base no livro The Disaster Artist: My Life Inside the Room, The Greatest Bad Movie Ever Made, de Greg Sestero e Tom Bissell.
Depois de ter conquistado a cobiçada Concha de Ouro na última edição do Festival Internacional de San Sebastián, o filme está agora nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme musical ou comédia. James Franco também se encontra na corrida, na categoria de melhor ator em musical ou comédia.
[Atualização] James Franco recebeu o Globo de Ouro para melhor ator (musical ou comédia), pelo seu desempenho como Tommy Wiseau.