Já é conhecida a programação do Triciclo, evento que vai levar música a Barcelos no último trimestre do ano. Boogarins e Norberto Lobo são alguns dos nomes que vão passar por vários espaços do centro histórico da cidade minhota.
No dia 8 de dezembro, o Teatro Gil Vicente recebe o projecto Vou-te contar uma história sobre Barcelos. Vão estar reunidos jovens músicos locais com a Academia de Música de Viatodos para interpretarem canções icónicas do rock barcelense.
Barcelos foi considerada no final da primeira década do século como a “capital do rock”, fruto de anos de exportação de música de qualidade para todo o mundo. Hoje, o gosto e iniciativa não esmoreceu e as novas e mais antigas gerações continuam a fazer da pacata cidade de Barcelos um caso único a nível nacional.
A história de Barcelos como cidade criativa no campo da música de estilo rock vai ser aqui contada, através da interpretação, por parte de jovens músicos do concelho, de alguns temas que compõe a cronologia histórica cultivada à beira Cávado. Este espetáculo será abrilhantado com a participação da academia de música de viatodos.
Este é um espetáculo único, capaz de viajar no tempo e de experimentar novas roupagens com as visões de alguns dos músicos mais dotados da nova geração do rock barcelense. Luís Fernandes (baixo), Miguel Ângelo (bateria), Pedro André (guitarra), Pedro Oliveira (guitarra) e Rui Pereira (baixo), em parceria com diversos músicos da academia de música de viatodos, vão encabeçar o espetáculo Vou-te contar uma história sobre Barcelos.
O ciclo de concertos arrancou a 4 de outubro com um concerto dos Três Tristes Tigres, no Teatro Gil Vicente, com entrada livre. A banda nascida nos anos 90 está de volta aos palcos.
Os Boogarins regressam a Barcelos, depois de se terem estreado, em 2014, no festival Milhões de Festa. Lá Vem a Morte é o mais recente disco da banda brasileira, que será apresentado no Círculo Católico de Operários de Barcelos, a 20 de outubro. A primeira parte do concerto vai ser da responsabilidade da banda local Tresor & Bosxh. O bilhete custa 5€.
Para o mês de novembro, a dupla Lavoisier ocupa o Claustro dos Paços do Concelho, no dia 3. No dia anterior, os músicos vão guiar uma oficina com estudantes locais. A 18 de novembro, é a vez dos Harmonies subirem ao palco do Salão Nobre da Câmara Municipal. Ambos são de entrada gratuita.
Para finalizar a programação do trimestre, o virtuoso guitarrista Norberto Lobo atua na Galeria Municipal de Arte, no dia 20 de dezembro. A entrada é grátis para os dois espetáculos.
Mais informações em www.triciclobcl.pt