São cinco, as bandas com presença garantida na final da 21.ª edição do Festival Termómetro. A saber: Paraguaii, Zorra, Whales, Lotus Fever e Horse Head Cutters. Todas venceram as eliminatórias em que participaram, com excepção da última, que foi considerada o melhor segundo lugar e, assim, convocada a participar.
Este ano, o Festival Termómetro manteve-se fiel à sua veia itinerante, tendo passado por Porto, Braga, Leiria e Lisboa, que agora recebe também a grande final, marcada para o dia 12 de Dezembro, sábado, às 22h30, no novo Maxime Sur Mer.
O prémio para a banda vencedora é uma actuação ao vivo no festival NOS Alive, outra no festival Bons Sons e ainda 20 horas de estúdio e um videoclipe realizado pelo excelso Centro de Inovação da RTP.
A final será transmitida em directo pela Antena 3, com apresentação do próprio criador do evento, the one and only Fernando Alvim. Do júri, fazem parte nomes como Henrique Amaro, Nuno Calado, Nuno Galopim ou Vítor Belanciano, mas também Nuno Dias e Pedro Paulos, que acumulam a função de DJ da festa.
Entre outros nomes que se notabilizaram em edições anteriores, destacam-se os de DJ Ride, Capicua, Noiserv, Mazgani, Ornatos Violeta, Silence 4, Ana Bacalhau, Salto, Richie Campbell, The Black Mamba, Blind Zero, Alex d’Alva Teixeira, Quelle Dead Gazelle ou Soldier’s Heart, a formação belga que conquistou a edição transacta.