* [ATUALIZAÇÃO — 19 de novembro] As datas do Porto foram canceladas.
Mesmo no outono, há quem resista e nos queira trazer primavera às noites. É o caso de Beatriz Pessoa.
Beatriz Pessoa vai lançar Primaveras, o seu primeiro longa-duração, no início de 2021. Mas a primavera de Beatriz Pessoa começa já em novembro, com quatro sessões de conversa e concerto, divididas entre Lisboa (Teatro Maria Matos) e Porto (Auditório CCOP).
A cantora e compositora decidiu juntar a conversa à música, e apresenta os “serões de primavera em novembro”. Estes são serões que juntam as canções de Primaveras, o próximo disco da cantora, e conversas com os convidados Salvador Sobral, Beatriz Gosta, Clara Não, e Lena D’Água (o ciclo abriu com Salvador Sobral).
A Marta Rocha esteve à conversa com a primaveril Beatriz Pessoa sobre esta vontade de trazer começos ao outono, e aproveitaram ainda para antecipar o álbum que aí vem no próximo ano.
Os Serões de Primavera em Novembro têm o apoio da Antena 3.
LISBOA
10 novembro — Salvador Sobral
Uma primavera sobre o medo
17 novembro — Beatriz Gosta
Uma primavera sobre a sexualidade sem tabus
PORTO
21 novembro — Clara Não
Uma primavera sobre o feminismo
25 novembro — Lena d’Água
Uma primavera sobre a carreira da mulher artista
Quando escrevi as canções deste meu primeiro disco, a primavera ganhou um significado diferente, mais contínuo. Aprendi que escolhemos os nossos recomeços e que a primavera é um nascer de uma coisa e a morte de outra. Aprendi a beleza do fim das coisas e dessa gigante abertura de possibilidades. Mas, mais do que isso, aprendi que o tempo para estas reflexões era um privilégio, que o tempo em que eu podia pensar e escrever canções era algo impossível para outras pessoas. Esta fase tão incerta em que vivemos trouxe-me a vontade de tentar fazer da minha primavera uma tentativa, talvez ingénua, de dar o lugar de fala sobre assuntos que acho importantes e fraturantes a quem os tem, mais do que eu. Que seja primavera em novembro!
— Beatriz Pessoa