Uma bandeira de resistência hasteada em costas mediterrânicas. Um estreito de influências numa fusão de cartografias rock, guitarras das costas do sul, ritmos quentes do norte de África, varridos por espíritos que vagueiam no ar e nas dunas do jazz, melodias e afinações antigas, que chegam até nós em tempestades de poeira elétrica. São hinos dedicados a todos os que tentam uma vida melhor nestas margens ocidentais, negligenciados por uma Europa cada vez mais fechada em si própria. Vêm aí ventos clashianos, bem-vindos nas fronteiras da mudança. Club Makumba: dançar como acto de resistir!
Club Makumba é um dos mais recentes projetos musicais da cena cultural atual, protagonizado por Tó Trips na guitarra, João Doce na percussão, Gonçalo Prazeres no saxofone e Gonçalo Leonardo no contrabaixo.
O ano de 2022 — que começa com o lançamento do disco de estreia a 21 de janeiro e o concerto de apresentação no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 27 de janeiro — promete ser um ano de muita estrada: juntamente com a data no CCB, os Club Makumba anunciam uma digressão que os levará a percorrer o país de norte a sul, entre os meses de janeiro e abril, com o apoio da Antena 3.
Club Makumba é um exercício livre, espontâneo, experimental e tribalista. Abre a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, para uma música sem preconceitos e sem fronteiras.