Depois de uma 2.ª edição, em 2015, com mais de 9000 espectadores, o PLAY regressa ao Cinema São Jorge e à Cinemateca Júnior, para uma 3.ª edição com muitas novidades. Foi desenhada uma selecção de filmes de todo o mundo, nos formatos de curta e longa-metragem, para que os mais novos tenham acesso ao cinema que se faz hoje e exibido um pouco por todos os Festivais de Cinema Infantil. São nove dias repletos de filmes inteiramente dedicados aos mais novos, até aos 13 anos de idade, entre 13 e 21 de Fevereiro de 2016.
Inês Lopes Gonçalves recebeu no Domínio Público Catarina Ramalho, da organização do festival Play, e Rita Redshoes, que criou uma nova banda sonora, a ser apresentada no festival.
Dos mais de 300 filmes, foram seleccionados mais de 100 filmes com o intuito de promover o cinema para crianças e jovens e de criar em Lisboa uma montra de cinema internacional para os mais jovens.
Na sua 2.ª edição, o PLAY convidou a artista polaca Tina Siuda para ilustrar a imagem do festival. A ilustradora desenvolveu o universo de animais híbridos, entre o que é animal e os elementos que compõem o cinema, criado no ano anterior, dando-lhes o nome de Cinemals.
A grande novidade deste ano é a sessão especial com música ao vivo. A artista Rita Redshoes criou uma nova banda sonora para o belíssimo filme de 1956, O Balão Vermelho, realizado por Albert Lamorisse.
O Festival apresenta novamente uma semana de grande animação, com muitos filmes, debates e workshops. De 15 a 19 de Fevereiro, durante a semana, temos uma selecção especial para o público escolar e aos fins-de-semana sessões dedicadas às famílias. Durante o ano de 2016 o PLAY tornar-se-à itinerante, levando o cinema a outros pontos do país.
Programação completa aqui.