Correu muito bem o primeiro dia do festival Under The Doom em Lisboa, onde o grande destaque como seria de esperar foram para os Irlandeses Primordial, que deram um concerto que tão cedo nenhum dos presentes irá esquecer.
E foi ao som do mais recente Where Greater Men Have Fallen que a banda de Dublin deu inicio às hostilidades, onde a presença do carismático vocalista Alan Averill, não deixa ninguém indiferente. Um autêntico timoneiro a comandar as hostes, e a incentivar de forma massiva à participação do público.
Foi um concerto irrepreensível dos Primordial, onde se destacaram grandes temas como As Rome Burns, Babel’s Tower, The Alchemists Head, The Coffin Ships ou Empire Falls.
Antes da actuação dos Primordial, subiram ao palco os nacionais Painted Black que demostraram serem uma das melhores bandas dentro do género musical a nível nacional. Bem liderados pelo vocalista Daniel Lucas, a banda tocou temas do álbum de estreia e ainda deixou um pequeno aperitivo ao fãs, ao tocar um tema novo do segundo disco de originais a sair brevemente.
As honras de abertura do festival estiveram a cargo dos nacionais Nevoa, que tiveram algum azar, já que a corda do vocalista/guitarrista, partiu-se logo no inicio do primeiro tema. Mas como o espectáculo teve de continuar, a banda lá conseguiu terminar a actuação, mostrando potencial dentro do género death/doom.
Já os nuestros hermanos Foscor mostram-se bastante coesos e muito competentes. Apesar de só terem tocado 30 minutos, deixaram uma excelente impressão e a indicação se serão uma banda a rever e, de preferência, com mais tempo em palco.