Ninguém lhes pediu opinião, mas eles dão na mesma. A partir de estreias relevantes ou dos vencedores dos Óscares, os cinéfilos João Torgal e Daniel Mota escolhem filmes a não perder e... a não ver.
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ovo episódio, novo candidato a melhor filme português de 2023. Conversa com três nomeados: João Canijo (realizador), Madalena Almeida (actriz secundária) e Pedro Borges (produtor).
Shakespeare. Dissecamos Hamlet e Macbeth com um actor e encenador. Temos ainda grandes filmes de Hitchcock, Rossellini ou Hawks e, em 2024, a comida faustosa do polémico candidato francês aos Óscares e os Prémios Sophia.
Primeiro episódio de uma série com os quatro nomeados para melhor filme português de 2023. Conversa com Carlos Conceição (realizador), João Arrais (actor), Anabela Moreira (actriz secundária) e Vasco Viana (fotografia).
Itália com dois olhares: o filme mais visto no país em 2023 (Ainda Temos o Amanhã) e uma adaptação Netflix de O Talentoso Mr. Ripley. Há ainda uma série do realizador de Old Boy e três curtas portuguesas.
Luca Guadagnino. Eis o novo filme do realizador de Call Me By Your Name, entre o ténis e a sensualidade. A lista tem triângulos amorosos e há ainda O Homem Macaco, o ciclo Outsiders e uma série de Conan O’Brien.
No dia mais bonito, temos opressão e liberdade: o doc sobre a revolução de António Pedro Vasconcelos (A Conspiração), o drama Pequenas Cartas Malvadas, a série-sensação Baby Reindeer e o regresso do veterano Bellocchio.
Com um prestigiado fotógrafo, analisamos a nova distopia apolítica e sobre o jornalismo de Alex Garland. A Lista mantém o foco na fotografia e há ainda X-Men 97, o regresso de Polanski com The Palace e cinema italiano.
São duas histórias reais: de George Clooney sobre superação e um documentário íntimo sobre a memória. Há ainda a nova série dos criadores da Guerra dos Tronos, No Interior do Casulo Amarelo e a Festa do Cinema Italiano.
Com a co-autora do podcast Voz de Cama, analisamos a descoberta sexual abordada neste filme. A lista tem férias de amigos (filmes a não perder e a não ver) e fechamos na Ucrânia, com o Óscar de Melhor Documentário.
Análise ao muito badalado filme britânico e ao regresso do vencedor, em 2022, do Óscar de Filme Estrangeiro. Temos ainda o remake de Road House e o homicídio de um músico de Vinicius de Moraes, em Mataram o Pianista.