Foram anunciados os nomeados para os Prémios Europeus de Cinema 2025 e muitos dos filmes nomeados são filmes com selo Antena 3.
Sentimental Value, de Joachim Trier, é o filme com mais nomeações com um total de 5 nomeações. O elenco é formado por Renate Reinsve, Stellan Skarsgård, Inga Ibsdotter Lilleaas, Elle Fanning, Cory Michael Smith e Anders Danielsen Lie. “Sentimental Value” é um drama familiar sobre duas irmãs que reencontram o pai ausente após a morte da mãe. Ele, um cineasta envelhecido, quer fazer um filme sobre a avó — sobrevivente da guerra — e convida uma das filhas para o papel. O filme trata de temas como família, memória e perdão, com uma abordagem emotiva e subtil. O filme estreia nas salas de cinema portuguesas em janeiro de 2026.
No top de filmes mais nomeados está Sirât. O filme Antena 3 foi uma das maiores apostas no Festival de Cannes para a Palma de Ouro. Numa competição com 22 filmes, um dos favoritos era “Sirât”, do espanhol Oliver Laxe, uma odisseia espiritual passada nos desertos de Marrocos. Em busca de Mar — filha e irmã — desaparecida há meses numa dessas festas intermináveis e sem descanso. Rodeados por música eletrónica e por uma sensação de liberdade crua e desconhecida, mostram a sua fotografia vezes sem conta. A esperança começa a esvanecer-se, mas insistem e seguem um grupo de ravers a caminho de uma última festa no deserto. À medida que se aventuram cada vez mais adentro do deserto escaldante, a viagem obriga-os a confrontar os seus próprios limites. Relembra a entrevista de Teresa Viera ao realizador Oliver Laxe.
Ainda no top de nomeações, Foi Só um Acidente do realizador iraniano Jafar Panahi, foi outro filme que contou com o apoio da Antena 3. Palma de Ouro em Cannes, Foi Só Um Acidente é um filme magistral sobre a vingança e o perdão. Relembra a entrevista de João Torgal a Jafar Panahi.
“Foi Só um Acidente” é o filme A3 vencedor da Palma de Ouro em Cannes
Existe também um filme português na lista de nomeações. On Falling de Laura Carreira, venceu já dois BAFTAS e foi nomeado para o prémio Descoberta Europeia. O filme Antena 3 conta a história de Aurora, uma trabalhadora portuguesa num armazém de e-commerce, em Glasgow. Aurora sonha em escapar desta vida de salários esclavagistas e alienação social e encontrar um sentido para a sua vida. Recorda a entrevista da Teresa Vieira à realizadora Laura Carreira.
Os prémios de cinema europeu são anunciados a 17 de janeiro do próximo ano, numa cerimónia em Berlim.