Todas as artes vão dar aos Açores, de 15 a 31 de Julho, em São Miguel e, de 23 de Setembro a 1 de Outubro, na Ilha Terceira. Das artes visuais às performativas, da arte urbana à arquitetura e ao design, São Miguel recebe já esta semana a 6.ª edição do festival Walk & Talk.
Em 2016, o Walk & Talk reúne cerca de 80 artistas, coletivos, curadores, oradores e especialistas num laboratório inédito e experimental, que ocupa o espaço público e contagia estruturas da cidade através de uma programação que combina residências artísticas, instalações, murais, performances, concertos, workshops e seminários.
O mapa geocultural emergente esbate a dicotomia periferia vs centro. A atividade cultural e artística é hoje uma ação, em oposição à massificação. Germina em qualquer parte do globo e resulta num universo fluido que ultrapassa noções convencionais de fronteira, nacionalidade, etnia, disciplina, suporte ou expressão. Há 6 anos que o Walk & Talk desafia artistas, parceiros e estruturas. Em 6 anos, transformaram a periferia em centro e a ilha num laboratório para a criação artística contemporânea, apresentando novas referências e potenciando o seu desenvolvimento num contexto site-specific. O festival já acolheu mais de 180 artistas e coletivos num modelo de residências artísticas e projetos inéditos.
Em 2016, o projeto passa a ter uma programação ao longo do ano, contornando o modelo de festival convencional, nomeadamente com a realização de residências artísticas e uma extensão à Ilha Terceira.
Ana Galvão e Joana Marques vão estar em direto de São Miguel, de 12 a 14 de Julho, para três emissões especiais das Donas da Casa, em direto do Festival Walk & Talk.
Consulta toda a programação aqui.