A 20.ª edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira representa uma etapa fundamental para o mesmo, permitindo olhar para um percurso dedicado aos modos de fazer convergir o cinema português e o brasileiro.
É em contexto festivo que, de 4 a 11 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal, o festival faz uma aposta determinante na afirmação da sua própria génese, através de uma celebração que evoca os riscos de descoberta (e redescoberta) ao longo dos anos.
Sessão de abertura
Elis, de Hugo Prata, um biopic sobre a cantora Elis Regina, um dos maiores ícones da música brasileira.
Competição oficial: longas-metragens
Composta por seis filmes, que sublinham a aposta no cinema emergente em cruzamento explícito com autores consagrados, procurando assim expor o campo aberto de linguagens que faz mover o cinema actual.
Competição oficial: curtas-metragens
Formada por 13 filmes, essencialmente de realizadores que fazem a primeira aparição em Santa Maria da Feira, num saudável contraponto com realizadores tangíveis ao festival.
Realizador em foco: Leon Hirszman
Uma abordagem à obra de ficção de Leon Hirszman, que possibilita uma admirável visão sobre os conflitos morais e sociais da sociedade brasileira.
Nelson Rodrigues no cinema
Um programa transversal às várias secções do festival, constituído por filmes baseados em obras de Nelson Rodrigues.
Docs
Uma secção que presta uma atenção muito especial ao documentário, em que se apresentam quatro obras imperdíveis, incluindo o filme póstumo do mais influente documentarista brasileiro, Eduardo Coutinho.
Vintage
Uma nova secção, criada para celebrar as 20 edições do festival e que reúne um vasto leque de filmes marcantes no seu percurso, servindo para resgatar autores e momentos de euforia cinéfila.
Sessões especiais
Surgem no festival como convites à descoberta de filmes inebriantes. Um espaço paralelo, com margem para explorar propostas específicas e que visam ampliar o alcance da programação.
Sessão de encerramento
Chico — Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr., vai proporcionar outro momento de afirmação musical, através da incursão no universo pessoal e musical de Chico Buarque.
Toda a programação no site oficial: www.cineclubedafeira.net/festival