O Festival FORTE, que regressa ao Castelo de Montemor-o-Velho nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2017 com o apoio da Antena 3, apresentou novos nomes para esta sua quarta edição, bem como o alinhamento diário de artistas.
Mais pioneiros se reúnem: a germânica Ellen Allien volta a marcar presença no palco mais cobiçado da Europa, e ao francês In Aeternam Vale juntam-se as vozes dramáticas da bielorrussa Anneq. Sob a alcunha de Varg, o sueco Jonas Rönnberg apresenta-se ao vivo e traz consigo as sonoridades da Northern Electronics, editora gerida por Abdulla Rashim, que se destaca pela estética rítmica e contemporânea. Dominick Fernow, ou Vatican Shadow, mentor da Hospital Productions, regressa após a brilhante atuação em 2015 para mais uma indescritível performance.
Malo Lacroix junta-se a Jaygo Bloom no Jardim Generativo. Artista audiovisual, atua nos domínios da performance, instalação e cinematografia. Colaborou recentemente com artistas como Murcof, Dasha Rush e Yves De Mey.
A edição de 2017 ficará também marcada pela aposta na programação diurna, no Teatro Esther de Carvalho. Jonathan Uliel Saldanha, construtor sonoro e cénico, que aborda no seu trabalho a pré-linguagem, os ritmos circulares, o animismo acústico e as relações do som com os seus espectros, é uma das novas confirmações, juntamente com os nacionais Techno Widow e XNX.
Mais informações no site oficial: www.festivalforte.com
Atualização 17/08: a programação completa, com os horários e a distribuição dos artistas por palcos, pode ser consultada aqui.
Festival FORTE 2017
Data: 24 a 26 agosto 2017 (quinta-feira a sábado)
Local: Castelo de Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho
Bilhetes: €50 / €100 (site oficial)