himalion, que é como quem diz Diogo Sarabando, apresenta o seu segundo álbum de longa-duração, WYSIATI, em três formatos ao vivo: Solo, Quarteto e Sexteto, com apoio Antena 3.
O disco nasce de uma residência artística nos Açores, onde Diogo montou um estúdio improvisado no sótão da “Lost in Pico” e, ao longo de três semanas, entre as ilhas Terceira, São Miguel, Pico e Faial, encontrou inspiração na paisagem natural e no contraste entre a montanha, a areia vulcânica e o Atlântico. A obra foi também impulsionada por um curso da School of Song com Robin Pecknold, dos Fleet Foxes, cujo apoio inesperado se tornou decisivo na produção.
WYSIATI – acrónimo de “What You See Is All There Is”, conceito de Daniel Kahneman – reflete sobre a tendência humana de decidir apenas com base na informação disponível, ignorando o desconhecido, e sobre a ansiedade de desapegar-se do passado.
O álbum conta com participações de músicos da região de Aveiro e de artistas internacionais como JT Bates, Nico Paulo e Steven Van Betten, além de ter sido misturado por Phil Weinrobe e masterizado por Josh Bonati. Assim, himalion expande a sonoridade chamber-pop e indie-folk já iniciada em Blooming (2021), explorando novas dimensões emocionais e comunitárias.