Já estão em exibição as obras dos seis finalistas do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP. São seis artistas que foram escolhidos através de uma equipa de curadores.
Além de perceber como foi feita a escolha dos artistas, fomos também conhecer o perfil de cada um deles, na primeira pessoa. As obras destes seis finalistas podem ser vistas no Edifício Central 1, do MAAT, em Lisboa, até ao início do mês de outubro.
No decorrer desta exposição coletiva, um júri internacional selecionará o artista vencedor, a quem será atribuído um prémio de 20 mil euros.
Claire de Santa Coloma
33 anos, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1983, vive e trabalha em Lisboa.
Estudou escultura de talha directa nos Ateliers Beaux Arts de la ville de Paris. Simultaneamente, obteve o mestrado de investigação em Artes Plásticas na Universidade La Sorbonne, Paris. Entre 2007 e 2009 foi artista residente na Casa de Velázquez em Madrid. Entre 2009-2010 frequentou o programa de Estudos Independentes da MAUMAUS, em Lisboa, com o qual participou na 29ª Bienal de São Paulo. Em 2010, participou na residência La Belle Alliance (Metropole), no Goethe Institute de Lisboa. Em 2017 é convidada para integrar o programa de Lisboa Capital de Cultura Iberoamericana com uma residência nos ateliers dos Coruchéus e um projeto a apresentar na galeria Quadrum.
Expõe regularmente desde 2008. Entre as suas exposições individuais destacam-se:Guía Prático para Fazer uma Escultura Básica de Madeira, na Galeria 3+1 Arte Contemporânea (Lisboa, 2014); A ordem complexa, na Galeria Progetti (Rio de Janeiro, 2012); A escassez nos salvará da catástrofe, na Galeria 3+1 Arte Contemporânea (Lisboa 2011) e A Experiência da Medida, no Carpe Diem Art & Research (Lisboa, 2010). Entre as suas exposições colectivas destacam-se: Excusa Argumental, no Museo de Arte Contemporáneo Gaz Natural Fenosa (A Coruña); Bienal de Arte de Buenos Aires (Buenos Aires 2013); Geografía Portátil, no MUMU (Córdoba, Argentina, 2013).
Conhece o trabalho da artista aqui: cargocollective.com/clairesantacoloma
Reportagem: Marta Rocha
Vídeo: Leonor Bettencourt Loureiro
Fotografia: Pedro Pina