Núria teve fotografias e vídeos íntimos partilhados na internet sem o seu consentimento. E a vida dela mudou. Foi vítima de violência sexual baseada em imagens.
Violência sexual é qualquer acto sexual imposto a alguém sem o seu consentimento. Pode incluir violação, abuso sexual, assédio, toques indesejados ou partilha de imagens íntimas sem autorização. Envolve sempre coação, manipulação ou incapacidade de a vítima consentir livremente. É crime, causa sofrimento físico e psicológico às vítimas e deve ser sempre denunciada.
Ouve o trabalho de Raquel Morão Lopes com sonoplastia de Luís Franjoso, na rubrica Dias Contados.
Caso sejas/conheças alguém vítima de violência sexual, lembra-te que é muito importante guardar todo o tipo de provas (desde capturas de ecrãs, links, conversas, datas, tudo o que comprove o crime) e fazer queixa numa Esquadra da PSP, Posto da GNR ou diretamente no DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal). Entretanto, podes pedir a remoção do conteúdo, denunciando-a na plataforma em questão (elas têm formulários para conteúdos íntimos não consensuais) e não te isoles, fala com família e/ou amigos. Podes socilitar a ajuda de um advogado ou contactar a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), através do 116 006 (grátis e confidencial), do 112 (em caso de risco imediato)