EU.CLIDES lançou em março Declive, o muito aguardado disco de estreia. Os concertos de apresentação contam com o apoio da Antena 3 e acontecem dia 4 de maio, no LUX (esgotado) e dia 2 de Junho, no M.Ou.Co., no Porto.
Por estes dias foi anunciado que EU.CLIDES é o grande vencedor do Prémio José Afonso 2022, com o seu primeiro EP Reservado, confirmando que o luso-cabo-verdiano é mesmo um dos artistas do momento.
EU.CLIDES nasceu em Cabo Verde, em 1996, e cresceu em Portugal. Aos oito anos, em Aveiro, entrou para o conservatório de música para estudar guitarra clássica. Foi mais tarde, em 2016, que a sua paixão pela música o levou até Paris, onde começou uma intensa viagem como guitarrista. E ali teve oportunidade para fazer novos encontros com artistas. Começou a sua primeira digressão com o grupo do Senegal, Daara J Family e, mais tarde, com a artista cabo-verdiana Mayra Andrade. Decidiu depois dedicar-se ao seu projeto a solo onde deixa o seu ADN cultural falar mais alto. Na primavera de 2020 contámos com o seu primeiro single, “Terra-Mãe”, onde faz uma homenagem à Liberdade e ao 25 de Abril. Seguiu-se “Ira Para Que?” e o “Tempo Torto”, em colaboração com Branko.