O festival Barreiro Rocks comemora este ano o seu 15.º aniversário e vai decorrer nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro. Sabe tudo sobre a história do festival nas palavras de Fast Eddie Nelson.
Realizado no Barreiro desde 2000, é considerado um dos festivais mais carismáticos na Europa. O público e a crítica são unânimes quando referem o ambiente único, qualidade da programação e o envolvimento da comunidade local e dos músicos como factores diferenciadores deste evento.
Pelo seu palco, ao longo destes 15 anos, já passaram desde nomes históricos do rock and roll (Andre Williams, Gallon Drunk, Billy Childish, Speedball Baby, Pierced Arrows, Jack Oblivian) a projectos e apostas mais excitantes e emergentes, muitos pela primeira vez em Portugal ou na Europa (The Black Lips, Ty Segall, Lost Sounds, Strange Boys, Howlin’ Rain).
Nesta edição, o Barreiro Rocks apresenta-nos o que de melhor se faz, um pouco por todo o mundo, no campo do rock and roll mais marginal, não só na música, como noutras disciplinas artísticas. Para além da extensa programação musical, que atravessa todo o país com festas de apresentação (Porto, Loulé, Rio Maior, Lisboa), o festival culmina com 3 dias de concertos, exposições e cinema no Barreiro.
Este ano o Barreiro Rocks recebeu o selo EFFE (Europe for Festivals Festivals for Europe) e foi um dos dois festivais portugueses nomeados para os UK Festival Awards na categoria de melhor festival estrangeiro, juntamente com o NOS Alive. Foi também, mais uma vez, nomeado para “Melhor Festival Indoor”, nos European Festival Awards, bem como para “Melhor Festival Urbano” e “Melhor MicroFestival” nos Portugal Festival Awards. O Barreiro Rocks é apoiado pela Câmara Municipal do Barreiro e é programado e produzido pela Hey, Pachuco! Associação Cultural, entidade que foi distinguida com o galardão “Barreiro Reconhecido – Arte e Cultura” em 2014.