De 9 a 19 de fevereiro, a capital alemã recebe a 67.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Também conhecido como Berlinale, é um dos mais importantes festivais de cinema da Europa.
Durante o festival, Rui Pedro Tendinha conta à Antena 3 tudo o que se passa pela Berlinale.
Dia 1
No primeiro dia do Festival de Cinema de Berlim, Rui Tendinha já encontrou a primeira grande bomba: T2 — Trainspotting.
O correspondente especial da Antena 3 na Berlinale conta-nos mais sobre esta sequela, 20 anos depois, e fala-nos também do filme que abriu a 67.ª edição do festival, Django, de Etienne Comar.
O primeiro fim de semana
O primeiro fim de semana da 67.ª edição do Festival de Cinema de Berlim trouxe já vários motivos de entusiasmo para o crítico Rui Tendinha. O correspondente da Antena 3 na Berlinale sublinha as exibições dos filmes do chileno Sebastián Lelio, da portuguesa Filipa César e do italiano Luca Guadagnino.
As desilusões do início da semana
O Festival de Cinema de Berlim também é feito de algumas desilusões. Na crónica de hoje, Rui Tendinha fala-nos da desilusão que sentiu ao ver The Viceroy’s House e também The Lost City of Z. Fica, no entanto, um elogio prévio para The House That Jack Built, o novo filme de Lars von Trier.
O regresso maravilhoso de Catherine Deneuve
Rui Tendinha espreitou o mais recente filme de Martin Provost, com a atriz francesa Catherine Deneuve, que regressa cheia de vida. Mostra-se também eufórico com The Other Side of Hope, de Aki Kaurismaki.
A armada portuguesa em Berlim
Depois de no ano passado o Urso de Ouro para melhor curta-metragem ter sido entregue a Leonor Teles, com Balada de um Batráquio, em 2017 é a vez de Gabriel Abrantes ser um forte candidato. Em Berlim está também o novo filme de João Salaviza, Altas Cidades de Ossadas.