@Ron Isarin
Elísio Donas, membro dos Ornatos Violeta, morre aos 48 anos de idade. A causa da sua morte ainda é desconhecida, mas sabemos que a última vez que pisou o palco foi no passado dia 7 de maio, para o concerto de Ornatos Violeta, na Queima das Fitas do Porto.
Elísio Donas nasceu em setembro de 1974 e foi teclista nos Ornatos Violenta, projeto onde gravou, juntamente com Manel Cruz, Nuno Prata, Peixe e Kinörm, o disco Cão!, de 1997, e O Monstro Precisa de Amigos, lançado em 1999. Mesmo depois do fim anunciado da banda portuense, Elísio voltou sempre cheio de entusiasmo ao teclado, na altura do reencontro da banda portuense, em 2012 e em 2018, 2022 e, claro está, em 2023.
O seu trabalho e paixão pela música eram notórios, algo que era particularmente evidente pelo projeto que tivera começado em 2021, os Gato Morto, banda na qual confessou nunca ter trabalhado nem investido tanto tempo, mesmo na altura de atividade nos Ornatos Violeta, como disse numa entrevista em 2020 para a revista Sábado.
Tocou ainda com nomes como Sérgio Godinho (inclusive, gravou uma cover do músico) Per7ume, Jimmy P e, no panorama internacional, tocou com a saxofonista Dana Colley, conhecida pela sua participação na banda norte-americana Morphine.
A Antena 3 esteve à conversa com Elísio Donas, Manel Cruz, Nuno Prata, Peixe e Kinörm no 20.º aniversário do Cão!. Podem escutar aqui o especial, de Marta Rocha e Pedro Paulos, numa conversa com Elísio, que nos cedeu a galeria de fotos em baixo.