@Pedro Pina
Pedro Gonçalves, o contrabaixista os Dead Combo, faleceu este sábado, vítima de cancro, aos 51 anos, segundo avançou o jornal PÚBLICO.
Nascido em Lisboa, em 1970, o músico fundou com Tó Trips, em 2003, os Dead Combo. Foi depois de um concerto de Howe Gelb, que Tó Trips, a caminho do Bairro Alto, em Lisboa, convidou Pedro Gonçalves para fundar os Dead Combo. A Antena 3, aproveitando a visita do norte-americano a Portugal, em 2016, não perdeu a oportunidade de colocar os três músicos frente a frente para uma conversa que esteve guardada no tempo.
Tó Trips e Pedro Gonçalves à conversa com o fundador dos Giant Sand, nos estúdios da 3, que tocou ainda o tema “Wind Blown Waltz”.
Tó Trips e Pedro Gonçalves criaram duas personagens para dar corpo às composições instrumentais. Na génese, estava guitarra eléctrica e contrabaixo a serem tocados por um cangalheiro e um gangster, figuras imaginadas que ajudaram a manter o espírito da banda. O Combo cresceu e, em 2018, editaram Odeon Hotel, um disco com mais músicos, mais instrumentos e um corpo sonoro mais volumoso. Em 2019, a Antena 3 convidou a banda a apresentar o disco no Eléctrico, frente a frente com os Linda Martini.
O fim dos Dead Combo a foi anunciado em outubro de 2019, com a promessa de uma digressão de despedida nos meses seguintes. No entanto, devido à pandemia e aos problemas de saúde de Pedro Gonçalves, parte dos concertos foram cancelados. Há cerca de um mês, a banda cancelou os 15 concertos que tinha agendados em novembro e dezembro.