Em 2016, o Bons Sons celebra 10 anos e a Antena 3 volta a ser a rádio oficial. Mais nomes se juntam ao extenso cartaz para 2016: o nome incontornável da música portuguesa, Jorge Palma, a coreógrafa Vera Mantero, o projeto a solo de Tiago Pereira (Roncos do Diabo e Ai!), André Barros, com um piano emoldurado num quarteto de cordas, os clássicos revisitados pela guitarra e piano de Os Tunos, DJ Rubi Tocha, Luís Antero e o seu projeto “Cem Soldos, 100 Sons” e a atuação Quem és tu, Laura Santos? são as últimas confirmações para o alinhamento desta edição.
Os ícones das “Noites Príncipe” do Musicbox, em Lisboa, assentam arraiais até de madrugada, a debitar os sons num apurado ritmo e balanço. São eles DJ Lilocox, Niagara e Puto Márcio.
Best Youth, Sensible Soccers, Da Chick, Pega Monstro, Les Crazy Coconuts, Alentejo Cantado, Madalena Palmeirim, LODO, Cristina Branco, Flak, Keep Razors Sharp, Golden Slumbers, Few Fingers, D’Alva, Deolinda, Grutera, Desbundixi e Bonecos, Campaniça, o Fandango de Luís Varatojo e Gabriel Gomes, Isaura, Kumpania Algazarra, Dear Telephone, Lula Pena, Danças Ocultas + Orquestra Filarmonia das Beiras, Joana Sá, Birds Are Indie, Indignu, Cláudia Duarte, Sopa de Pedra, Carminho, White Haus, Tocha Pestana, Adufeiras do Paúl, Diego Armés, Tim Tim por Tim Tum, João e a Sombra e Lavoisier são os artistas que já tinham sido confirmados pelo festival de música portuguesa, que decorre de 12 a 15 de Agosto, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar.
A Enchufada celebra o 10.º aniversário com o BONS SONS. Branko, Rastronaut e Dotorado Pro, nomes emblemáticos da editora criada pelos fundadores de Buraka Som Sistema, vêm encher a noite de ritmos globais.
As inscrições para os voluntários BONS SONS 2016 estão abertas até 31 de Maio e podem ser efectuadas nesta página.
Abriram também as inscrições para os artesãos nacionais, coleccionadores, alfarrabistas, entre outros, interessados em participar na Feira de Marroquinarias e Artesanato que dá vida às ruas de Cem Soldos, complementando a vivência da música portuguesa durante os dias de BONS SONS.
O festival mantém assim a sua matriz original: a apresentação de projectos sonoros nacionais de diferentes estilos e influências que varrem o espectro musical.
O Bons Sons 2015, que apostou na sua primeira edição anual, recebeu dois Prémios no Iberian Festival Awards, evento promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música que distingue os melhores festivais realizados na Península Ibérica, nas categorias de Melhor Festival de Tamanho Médio e Melhor Contribuição para a Sustentabilidade, e foi ainda escolhido como finalista em outras 7 categorias, tendo sido o Festival mais nomeado nesta edição.
Recorda os melhores momentos do Bons Sons 2015.