Imagem: Théo et Hugo Dans le Même Bateau, de Olivier Ducastel e Jacques Martineau
(Dia 17, 22h)
Queer Lisboa: “Este festival não é para nenhum gueto”
O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer – faz 20 anos e a Antena 3 é a rádio oficial. A programação completa já é conhecida: de 16 a 24 de Setembro, em Lisboa, desfilam pelas telas do Cinema São Jorge e da Cinemateca perto de uma centena de filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transexual.
Em ano de aniversário redondo, o diretor artístico do Festival, João Ferreira, evita a ideia de que exista uma responsabilidade acrescida. Com um orçamento a rondar os 140 mil euros, o Queer Lisboa 20 propõe uma programação dividida entre as longas e as curtas-metragens, o cinema documental ou as experiências-fronteira da categoria “Queer Art”. Há competições e prémios em cinco categorias; há master classes, uma exposição, uma carta branca dada a Susanne Sachsse, e – em lugar destacado – uma retrospetiva dedicada a Derek Jarman. Para João Ferreira, Jarman foi “um dos realizadores queer mais importantes, que influenciou muito o cinema – e não só o cinema queer”.
O Queer Lisboa arranca com a exibição da versão cinematográfica de Absolutely Fabulous. À conversa com a Antena 3, a rádio oficial do Festival, João Ferreira assumiu uma das ideias fortes que, desde o início, norteou a programação do Queer: a certeza de que “este festival não parte nem é para nenhum gueto”, mas para “qualquer pessoa que goste de cinema”.
O Queer Lisboa começou há 20 anos. Em duas décadas, o país – as pessoas, as ideias e as políticas – mudaram muito. Na organização do Festival praticamente desde o início, João Ferreira lança um olhar panorâmico sobre as transformações que aconteceram no modo como as pessoas encaram o cinema de temática queer.
O país em que os espetadores não queriam ser vistos numa sessão do Queer está a desaparecer. Na história daquele que começou como “Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa”, ficam memórias como as que João Ferreira lembrou à Antena 3.
Pelo segundo ano, o Festival Queer estende-se novamente até ao Porto. O segundo Queer Porto acontece entre 5 e 9 de outubro de 2016.
Mariana Oliveira