Depois do sucesso da primeira gnration club night, com Kode9 e Nigga Fox, a Blackbox do espaço bracarense recebe, no próximo sábado, 25 de março, uma segunda edição da noite dedicada à música de dança — que contará com The Field, Photonz e Consórcio.
The Field
Em 2003, Axel Willner, ou The Field, torna-se popular por utilizar Buzz — um software que ainda hoje manipula para criar música — para construir o seu tecno ambiente baseado num estóico motorik. Um ano mais tarde, junta-se à editora Kompakt. Em 2007, e depois do EP Sun & Ice, atinge um fenomenal sucesso com o disco de estreia Here We Go Sublime, que recebe 9 valores e um lugar de destaque no top dos 200 discos da década para a eclética Pitchfork e arrebata ainda rasgados elogios do NME e da BBC. Nesse mesmo ano, percorrendo o mundo armado apenas com um computador portátil, embarca na sua primeira digressão, que inclui festivais tão conceituados como Pitchfork Music Festival, ATP, Sónar e Oya. Dois anos mais tarde, em 2009, com Yesterday and Today, Axel junta-se a Dan Enqvist, no baixo, e Jesper Skarin, na bateria, e volta à estrada, numa digressão britânica que se destaca como a primeira enquanto cabeça-de-cartaz. É com este trabalho que, nos Estados Unidos, faz a primeira parte de The Juan Maclean. Como complemento, marca ainda presença em eventos como Bestival, Roskilde e OFF Festival. O terceiro disco, Looping State of Mind, chegou em 2011, dois anos antes de Cupid’s Head. Este último trabalho seria visto pela conceituada Resident Advisor como “a melhor criação de The Field até à data”. 2016 registou o seu regresso, com The Follower, novamente na Kompakt.
Photonz
Photonz é Marco Rodrigues, DJ e produtor por detrás de uma das melhores faixas da cena underground do ano passado: a remistura para “Institute of the Overmind”, do músico alemão de eletrónica Legowalt, trabalho que o colocou na mala de discos de um vasto número de DJ, onde se incluem nomes como Mike Servito, DJ TLR, Adriatique, Volvox ou DJ Haus. Marco Rodrigues pode ser ainda desconhecido para alguns, mas a verdade é que o seu nome está inscrito nas pistas de dança há uma década. O seu trabalho a solo, datado de 2016, através da editora londrina Living Records, criou culto na música de dança. Desde então, as suas edições têm sido albergadas por casas icónicas como a extinta Dissident, de Andy Blake, a instituição alemã Creme Organization ou a Unknown to the Unknown, de DJ Haus, entre outras. O som de Photonz é uma nova etapa no legado do house primitivo de Chicago, do tecno de Detroit e do electro ao estilo Drexciya, sempre fundidos com influências da cena rave portuguesa, como DJ Vibe ou nomes da Kaos Records.
Consórcio
Nesta segunda edição da gnration club night, Terzi, Lukkas e Vivax serão os três nomes a dar a cara (e as faixas) por este coletivo bracarense. O Consórcio resulta de uma encomenda direta do gnration e teve a sua estreia na edição de 2015 da Noite Branca. André Granada aka Midnight, Marcos Almeida aka King Fu, Ludovic Pereira aka Cloche aka Ludovic aka Umbra (da Con+ainer Music), Gonçalo Neto aka Terzi (da Extended Records) e Lucas Palmeira aka Lukkas aka Missing Link são os cinco cérebros iniciais deste projeto multifacetado e multidirecional, que fala a língua comum da eletrónica e se impõe nas pistas de dança.
gnration club night
Data: 25 março 2017 (sábado), 23h30
Local: gnration, Braga
Bilhetes: €7 (BOL)