Uma Criança Como Jake, realizado por Silas Howard, estreou-se nos cinemas portugueses no dia 21 de março. O filme é protagonizado por Claire Danes e Jim Parsons, os pais de Jake, uma criança de quatro anos que não se encaixa no sistema de género binário instituído pela sociedade.
Na procura por uma nova escola para o seu filho, na tentativa de arranjar uma bolsa de estudo, os pais de Jake são confrontados com a noção exterior — das escolas e da sociedade — do carácter “especial” da criança, pela sua fluidez de género.
Mas Uma Criança Como Jake é mais do que um filme sobre questões de género: é um filme sobre educação, maternidade, paternidade e, acima de tudo, sobre vidas numa sociedade que se fechou no conforto das caixas culturais pré-estabelecidas, que não correspondem à fluidez da natureza do ser humano. Uma Criança Como Jake é um filme sobre todos nós, para todos nós: um ponto de partida para uma visão, uma reflexão e uma ação — sem medo dos erros que poderão ser cometidos pelo caminho.
A antestreia do filme foi repartida em três sessões com conversas relativas aos tópicos levantados pelo filme. A Teresa Vieira foi à conversa intitulada “Filhos: expectativa vs realidade” e entrevistou as intervenientes: Manuela Ferreira, vice-presidente da AMPLOS, e Rita Castanheira Alves, psicóloga responsável pelo projeto Psicóloga dos Miúdos.