Antes e durante a emissão especial Reconstruir – a Rádio no Centro da Antena 3, em parceria com as restantes antenas do grupo RTP, João André Oliveira, Marta Rocha, Raquel Morão Lopes e Valentina Jesus andaram em reportagem pelo centro do país, em Coimbra, Leiria, Marinha Grande e Ourém.
Depois da tempestade Kristin, os estudantes de Coimbra uniram-se para uma recolha solidária para ajudar as populações afetadas. João André Oliveira visitou a Associação Académica de Coimbra para saber como correu a iniciativa.
Num dia em que Coimbra esteve perto de uma «Cheia Centenária», a Rádio Universidade de Coimbra assumiu o seu papel de rádio local e esteve a informar a comunidade ao longo de todo o dia.
As alterações climáticas estão a afetar o dia-a-dia de quem vive perto do mar. O iCOAST é um novo projeto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e quer colocar em diálogo a Academia, os atores políticos e as comunidades costeiras.
Voltamos ao coração de Leiria e lá encontramos o Texas Bar. É um dos locais de culto por onde passam muitas digressões de artistas nacionais emergentes. Depois da tempestade Kristin, ficou sem grande parte do telhado. Marta Rocha esteve lá para perceber o que podemos fazer para ajudar.
Costuma dizer-se que “a música cura” e é também nisso que acredita Rui Cunha, porta-voz da iniciativa Leiria cidade criativa da música – UNESCO, entrevistado pela Raquel Morão Lopes. A tempestade Kristin também serviu de alerta para o impacto das alterações climáticas na programação cultura:
Raquel Morão Lopes também visitou o Instituto Politécnico de Leiria e descobriu um movimento solidário que mobilizou estudantes vindos de todo o país para ajudar quem foi afetado pela tempestade. Para além dos estragos nos edifícios de dois campus e numa residência de estudantes, o IPL está agora focado em recuperar também o moral da comunidade académica. Para começar, a época de exames foi alargada!
Durante a emissão especial, os amigos de 4 patas não foram esquecidos. Valentina Jesus conversou com a Catarina Contente, uma das muitas voluntárias da Associação de Proteção de Animais da Marinha Grande e conhecemos a história da associação e as necessidades mais urgentes.
Joaquim Antunes, é presidente do Centro de Cultura e Desporto de Caxarias, em Ourém. O clube (sede, campos e espaços de treinos), foram fortemente afetados pela tempestade. Mas não baixaram braços. Criaram uma página para doações para que o clube, que existe há mais de 50 anos, continue a crescer.
As várias tempestades que temos vivido têm destruído vários espaços culturais e monumentos pelo país. A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira fica em São Pedro de Moel, e está em risco de ruir. Valentina Jesus contou-nos mais sobre o espaço:
O apoio às várias regiões está a ser agilizado nos sites SOS Leiria e TempestadeSOS, criados para reunir pedidos e ofertas de ajuda, existindo também recolha de donativos na plataforma GoFundMe.
Entre os pedidos de ajuda das populações afetadas pela tempestade Kristin, destacam-se as situações de danos no telhado de habitações, com pessoas a pedirem lonas, telhas e mão-de-obra para ajudar nas reparações.