© Aidan Kless
Figueiró dos Vinhos é uma referência no panorama da Arte Urbana Nacional, uma galeria de arte viva a céu aberto… E já tem planos para o verão — com apoio Antena 3.
O festival FAZUNCHAR está de regresso a Figueiró dos Vinhos, nos dias 10 e 18 de agosto, com o principal objetivo de promover a arte e cultura no concelho, através de residências artísticas, concertos, workshops, oficinas, visitas guiadas e exposições.
É um festival multidisciplinar que celebra a arte nas suas mais diferentes formas, promovendo a integração do público e dos artistas numa comunhão com o meio envolvente, e que recebe da parte dos residentes um carinho e sentimento de pertença muito grande.
O festival contará com a presença de artistas portugueses e estrangeiros, assim como com diversas residências artísticas, a cargo de Inesa Markava, Pedro Coquenão (Batida) e Sílvia Santos. Durante a semana, poderão ser contempladas pinturas murais pelo concelho da autoria de Fred Battle_Zoerism (FR), Manolo Mesa (ES), Regg Salgado (PT) e Mariana Santos (PT), para além de uma Open Call.
No arranque do fim de semana, na tarde de sexta-feira dia 16 de agosto, haverá uma visita guiada pela Rota de Arte Urbana na Vila. Na manhã e tarde de sábado dia 17 de agosto, haverá a Visita “A Rota dos Fregueses” e a deslocação será feita num autocarro do município mediante inscrição prévia. No início da noite do dia 17, haverá uma Roda de Conversa Com os Artistas, seguida de um concerto de Mimicat, vencedora do Festival da Canção em 2023, e ainda os Beatbombers, dupla constituída por DJ Ride e Stereossauro.
O festival termina no dia 18 de agosto, domingo, com um Picnic Comunitário que envolve todos em espírito de festa e união, fortalecendo assim os laços entre os membros da comunidade, seguindo-se da Oficina de Serigrafia para crianças com Dois Demónios.
Mais informações nas redes sociais do FAZUNCHAR.