No ano em que a Antena 3 celebra 25 anos, a rádio leva a música portuguesa ao vivo ao canal da RTP1, com o novo programa Eléctrico. Duas bandas frente a frente em cada episódio.
Esta semana, há punk, suor e lágrimas. Os X-Wife estão frente a frente com The Parkinsons, duas bandas que deixaram marca na história do rock português das duas últimas décadas.
Os Parkinsons são um quinteto de rock de Coimbra, que na década de 2000 andou a incendiar Londres com concertos explosivos. Quase 20 anos depois, eles têm a energia renovada. Em 2018, editaram novo disco, The Shape of Nothing to Come. Os Parkinsons vieram com duas figuras distintas da cidade de Coimbra: o rapper Ruze e Paulo Kazuza, personagem icónica das noites de punk rock da cidade.
À frente dos Parkinsons vão estar os portuenses X-Wife. Eles são Rui Maia (também conhecido pelo projeto Mirror People), Fernando Sousa e João Vieira (White Haus). Em 2018, depois de uma pausa de alguns anos, lançaram novo disco, o quinto de uma carreira que começou em 2002. Para o Eléctrico, os X-Wife convidaram Selma Uamusse, que trouxe o pulsar do gospel e da soul, mas que aproveitou para matar saudades do rock, dos tempos em que tocava com os Wraygunn. No saxofone esteve João Cabrita, que nos últimos anos tem colaborado com Dead Combo ou The Legendary Tigerman.
Nos próximos episódios, contem com as presenças de Bruno Pernadas frente a frente com Surma e Frankie Chavez com Cassete Pirata.
Todas as quintas-feiras, pelas 00h30 na RTP1 e aos domingos, às 21h, na Antena 3.
Fotos: Pedro Pina