O cinema é uma das formas ideais para escapar à realidade neste período de isolamento. O festival suíço Visions du Réel chega, pela primeira vez, ao público de todo o mundo: em duas semanas, duas programações são disponibilizadas gratuitamente (com um limite de 500 visualizações por filme). Esta é uma forma de um grande festival se aproximar de todos os tipos de públicos, e a Teresa Vieira aproveita estes dias para conversar com alguns dos realizadores presentes no seu programa. Até 2 de maio, entrevistas para ouvir de filmes para ver — se ainda conseguires arranjar lugar!
A primeira semana do Visions du Réel foi um sucesso: a programação esgotou, e agora aproxima-se a segunda e última semana do festival.
A Teresa Vieira conversou com Emilie Bujès, a diretora artística, para entender o processo de conceptualização e concretização prática deste festival de cinema, que se converteu, em poucas semanas, numa plataforma de visionamento online gratuita. Uma conversa e ideias que não se fecham aqui: este é só um passo, uma pista para o possível futuro da indústria do cinema, neste contexto de confinamento.
A Teresa Vieira contou com a ajuda de Maria Amor.