Até ao fim do ano, as matinés do Novo Ático incluem concertos de Cassete Pirata, Club Makumba e Surma, encerrando a programação de 2022 com um concerto de JP Simões na tarde de Natal, sempre com o apoio da Antena 3.
Desde junho, o Novo Ático tem animado as matinés de domingo da cidade do Porto com uma programação diversa e para todos os públicos, procurando devolver à cidade um espaço cultural eclético e de referência com espetáculos de artistas de destaque, a preços acessíveis.
A programação para o resto do presente mês de outubro propõe concertos de Rui Tinoco e Cassete Pirata.
No dia 9, o músico e compositor Rui Tinoco sobe ao palco do Novo Ático para apresentar o seu mais recente trabalho, Then, Nothing Else Is Important, editado em junho deste ano. Mais do que a um concerto de música contemporânea, assiste-se a um sincronismo entre a música e as narrativas visuais, projetadas através de vídeo, que permitem aos espectadores acompanhar de perto a visão do compositor a cada tema.
No dia 30, é a vez de Cassete Pirata, a banda indie de pop rock que canta em português. A batida groovy de braço dado com a melancolia é a assinatura firmada na sua música. Para o concerto no Novo Ático, trazem na bagagem A Semente, um dos álbuns mais aclamados de 2021 e fruto do que já tinha sido plantado com o primeiro longa-duração, A Montra (2019).
Em novembro, as festas são inauguradas a dia 6 com os Club Makumba, projeto de Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo, que abre a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, para uma música sem preconceitos e sem fronteiras.
No dia 20, o palco pertence a S. Pedro, que promete partilhar as canções dos seus álbuns O Fim (2017) e Mais Um (2019).
A programação de novembro encerra no dia 27 com Irma, que, para além do álbum Primavera (2020), apresentará os singles “Próxima Vez” e “Fica Comigo”, os primeiros avanços do EP que irá editar ainda este ano.
Para fechar o ano, a programação de dezembro arranca no dia 4 com Gama, o jovem rapper portuense conhecido pelos singles “Borboleta” e “Firma”. Nos temas que edita e nos seus espetáculos ao vivo, Gama tem mostrado uma faceta arrojada com a sintonização entre o hip hop e o rock, com as guitarras a romperem a sonoridade a que o primeiro género nos habituou.
Segue-se Surma no dia 11, para apresentar o segundo longa-duração da sua carreira, Alla. Este disco junta ao seu universo convidados de várias áreas, da música clássica ao punk, da eletrónica à música do mundo — como o baterista e percussionista Pedro Melo Alves ou João Hasselberg, contrabaixista que colaborou com, entre outros, Luísa Sobral, Júlio Resende, Salvador Sobral e João Paulo Esteves da Silva.
Cristina Branco & João Paulo Esteves da Silva sobem ao palco do Novo Ático no dia 18 de dezembro. Desde 2000 que a cantora e o instrumentista têm partilhado vivências únicas ao vivo, testemunhadas por muitos mas nunca editadas. Surgiu assim a génese de Amoras numa Tarde de Outono, um álbum que procura registar, como um documento fotográfico, o trabalho que o duo vem tecendo em palco nos últimos 20 anos e que é agora apresentado no Porto.
No dia 25, as celebrações natalícias assinalam-se ao som de JP Simões e do seu incontornável cancioneiro.
O Novo Ático abriu ao público em junho e, desde então, já recebeu nomes como Mão Morta, Três Tristes Tigres, Elisa Rodrigues, TT Syndicate, A garota não, entre outros. Parte integrante do histórico edifício do Coliseu Porto Ageas, o Salão Ático foi uma referência da vida cultural da cidade do Porto na qual se realizaram emblemáticos chás dançantes nas matinés portuenses, mas também bailes e encontros políticos. Para esta nova vida, a sala que foi originalmente inaugurada em 1941 — e que na última década já fora rebatizada como Sala 2 — recuperou parte do seu nome original e passou a ser identificada como Novo Ático.
O objetivo desta reabilitação foi trazer o Novo Ático para o século XXI , capacitando a sala para responder às exigências atuais e dar-lhe novas valências. Com a sua valorização, o Coliseu Porto Ageas ganha assim mais um espaço com programação cultural, preparado para todo o tipo de eventos. Com capacidade para 300 pessoas em pé e 180 pessoas em formato de plateia sentada, o Novo Ático representa também uma nova oportunidade para inúmeros artistas e profissionais da cultura apresentarem os seus projetos ao vivo num momento vital para a recuperação da atividade cultural.