O festival Sónar Lisboa já tem datas para a sua 2.ª edição: 31 de março, 1 e 2 de abril. O Parque Eduardo VII e o Pavilhão Carlos Lopes serão o coração do Sónar 2023, que conta com o apoio da Antena 3.
Revelamos hoje os primeiros 24 espetáculos num programa que contará com cerca de 50 atuações ao vivo e DJ sets, incluindo sons emergentes e artistas consagrados. O Pavilhão Carlos Lopes, situado no centro da cidade, será o espaço principal e um dos 4 palcos, interiores e exteriores, desta edição que irá transformar o Parque Eduardo VII num local de celebração do Sónar by Day e Sónar by Night. Com todos os palcos concentrados num mesmo espaço, e o do Sónar+D (a anunciar em breve) a poucos minutos de distância, o Sónar Lisboa 2023 oferecerá uma experiência única.
O primeiro anúncio é encabeçado por três atuações ao vivo: o produtor búlgaro KiNK; o espetáculo A/V de fazer cair o queixo de Max Cooper; e a eletrónica hipnótica e jazzy de WhoMadeWho. Os globetrotters DJ Tennis b2b Carlita (Astra Club) e Acid Pauli trarão a sua visão expansiva e emocional da música eletrónica nos seus sets.
Os carismáticos DJs Mochakk e Folamour – este último com seu espetáculo A/V – oferecem celebrações eufóricas da house music, tal como a apresentação ao vivo, com tons retro, de Cinthie. Em contraste, o nome-sensação da Polónia VTSS, Héctor Oaks live e I Hate Models (num espetáculo A/V exclusivo para o Sónar Lisboa) mostrarão a diversidade do techno moderno saturado de energia, implacável e cinematográfico.
Os heróis locais também regressam ao Sónar Lisboa, desde os beats de kuduro-house ao vivo pelo DJ Nigga Fox da label Príncipe, a uma dose de reggae transatlântico servida por Shaka Lion. Juntam-se-lhes Yen Sung e Rui Vargas, referências na cena house e techno portuguesa desde os anos 90. E há ainda a energia da nova geração de DJs portugueses Catarina Silva, Francisca Urbano, Luisa e Vil, além da banda indie-rock Sensible Soccers.
Do Reino Unido chegam dois dos mais celebrados pioneiros do dubstep, Skream b2b Mala. Há também a selva intergeracional de SHERELLE x Kode9 e um dos segredos mais bem guardados do Reino Unido, o DJ irlandês Or:la. Os ecos das raves do Reino Unido também influenciaram a mistura pesada de breakbeat de Violet e Photonz: os dois regressam este ano num back-to-back.
Como tem feito ao longo da sua história, a programação de 2023 abrange todo o espetro da música eletrónica, do calor da pista de dança aos sons experimentais. Enric Palau, co-diretor do Sónar, explica: “O festival completa 30 anos com uma programação inteiramente eletrónica, que celebra a cultura club, o papel do DJ como símbolo cultural do nosso tempo e a diversidade de sons no coração da cena da música eletrónica atual”.
Em 2023, celebra-se o 30.º aniversário do mítico festival Sónar Barcelona (entre 15 e 17 de junho) e as festividades arrancam nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril de 2023 na 2.ª edição do Sónar Lisboa Lisboa continua a assim, a par com cidades como Tóquio, Hong Kong, Buenos Aires, Istambul ou Reiquiavique, anfitriã do festival que, desde 1994, tem afirmado Barcelona como centro da música eletrónica contemporânea.
Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e na bilheteira online.
Line up
ACID PAULI (DE)
ASTRA CLUB (DJ TENNIS B2B CARLITA) (IT/TR)
CATARINA SILVA (PT)
CINTHIE LIVE (DE)
DJ NIGGA FOX LIVE (PT)
FOLAMOUR A/V SHOW (FR)
FRANCISCA URBANO (PT)
HÉCTOR OAKS LIVE (ES)
I HATE MODELS A/V SHOW (FR)
KINK LIVE (BG)
LUISA (PT)
MAX COOPER LIVE (UK)
MOCHAKK (BR)
OR:LA (IE/UK)
RUI VARGAS (PT)
SENSIBLE SOCCERS (PT)
SHAKA LION (PT/BR)
SHERELLE X KODE9 (UK)
SKREAM B2B MALA (UK)
VIL (PT)
VIOLET B2B PHOTONZ (PT)
VTSS (PL)
WHOMADEWHO LIVE (DK)
YEN SUNG (PT)
…e muitos mais