A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a Antena 3 unem-se para recordar as proibições da ditadura. Dia 30 de setembro, às 10h, estreamos o novo programa e podcast #NãoPodias, a partir da campanha #NÃOPODIAS com os jornalistas Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes.
Até aos 50 anos do 25 de Abril – que se comemoram em 2024 – Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes vão receber duplas de convidados para viajar até um Portugal sem liberdade e refletir sobre os próximos 50 anos de democracia. O #NÃOPODIAS vai para o ar a partir de 30 de setembro, sábado sim, sábado não, às 10h. Os episódios estarão também disponíveis nas plataformas de podcast, na RTP Play e aqui no site da 3.
“Criámos a campanha #NÃOPODIAS para desafiar os jovens a afirmarem-se como parte ativa nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Queremos tirar partido desta data para promover junto das gerações que já nasceram em liberdade o conhecimento sobre o passado e estimular a reflexão sobre o futuro.”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária-executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
“No dia 25 de Abril de 2024 celebramos os 50 anos da Revolução dos Cravos. No dia imediatamente a seguir, a Antena 3 faz 30 anos. Esta feliz coincidência temporal carrega ainda de maior significado o lançamento do programa #NÃOPODIAS. Entre os valores de Abril, a liberdade de expressão é, talvez, aquele que é mais caro aos meios de comunicação social. Como rádio de serviço público, o #NÃOPODIAS é, por isso, mais que uma obrigação, uma missão que abraçamos com orgulho já que não haverá nunca futuro sem memória e sem memórias. Ter uma referência histórica da rádio, como o Francisco Sena Santos, ao lado de uma certeza para o presente e futuro (mais que perfeito) do meio, como a Raquel Morão Lopes, garantem-nos que estaremos à altura dos diferentes e plurais legados de Abril”, afirma Luís Oliveira, Subdiretor da Antena 3.
Cada episódio #NÃOPODIAS vai focar-se numa das proibições escolhidas pela Comissão para a Campanha (Votar, Expressar-te, Discordar, Viajar livremente, Reunir-te, Beijar, Ter férias pagas, Sonhar com um curso, Defender-te, Adoecer, Ser Europeu), e contará com dois convidados: um nascido em ditadura, que ajudará a recordar o passado; e outro nascido em democracia, para ajudar a pensar o futuro.
O episódio de estreia foi gravado fora do estúdio, em Marvão, no âmbito da iniciativa Erasmus Campus — o bootcamp da Democracia, uma escola de verão gratuita na qual participaram 30 jovens nacionais e lusodescendentes. Dylan Rodrigues, de 22 anos, natural de Caracas, na Venezuela, foi um dos entrevistados, a par de Maria Inácia Rezola.