O MIL anunciou as primeiras confirmações para o cartaz de 2025, reafirmando o seu compromisso com a descoberta, promoção e circulação da música popular atual. O festival, que conta mais uma vez com o apoio da Antena 3, prolonga-se agora por quatro dias, de 8 a 11 de outubro, concentrando toda a programação e convenção na zona do Beato, em Lisboa.
O MIL regressa a Lisboa com uma programação que volta a afirmá-lo como um espaço privilegiado de descoberta e afirmação artística na música popular contemporânea. Fiel ao mote “descobre enquanto é segredo”, o festival dá palco a novos projetos musicais, nacionais e internacionais, ao lado de artistas já reconhecidos que se apresentam no MIL com o objetivo de alcançar novos públicos e mercados.
Entre os primeiros nomes confirmados, destaca-se uma forte representação brasileira, deixando antever o diálogo cada vez mais consistente entre as cenas musicais de Portugal e do Brasil. Xênia França, cantora baiana vencedora do Grammy Latino 2023 para Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e referência da cultura afro-brasileira, apresenta-se pela primeira vez em Portugal. Também em estreia nacional, AJULIACOSTA, uma das vozes mais promissoras do novo rap brasileiro, promete uma das atuações mais eletrizantes da edição de 2025. Flor, jovem cantautora em ascensão, apresenta-se a solo no MIL com uma identidade artística plural enraizada na MPB. Do Brasil, destaque ainda para Zudizilla, nome principal do rap gaúcho que traz uma sonoridade urbana que cruza hip hop, jazz, soul e R&B.
O festival integra outras geografias e sonoridades: da Irlanda, chegam os Yard, banda de electro noise que tem incendiado palcos europeus e marcado presença em festivais como o Primavera Sound e o Eurosonic; de Espanha, MDA, nome em ascensão na cena rave, e Roy Borland, cantautor com raízes na folk; e, da Polónia, a estreia nacional de VGTBL.PL completa este leque diversificado.
No plano nacional, o músico lisboeta Mike11 traz ao MIL a fusão entre o R&B moderno e a guitarra portuguesa. Inês Marques Lucas, artista em plena afirmação autoral, junta-se ao cartaz ao lado de projetos em expansão como Marquise, ClericBeast e Carolina Miragaia.
As candidaturas para o MIL 2025 continuam abertas até ao dia 15 de junho. Artistas, bandas e DJ, nacionais e internacionais, podem submeter os seus projetos musicais para integrar o cartaz da 9.ª edição do festival. A submissão é feita através deste formulário.