De 10 a 18 de outubro, Seia será o epicentro do 31ª edição do CineEco: Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, com apoio Antena 3.
O evento é um dos mais prestigiados da Europa e é dedicado ao meio ambiente, traz uma seleção de 81 filmes – entre longas, médias e curtas-metragens – provenientes de 31 países, abordando os mais diversos desafios ambientais atuais.
Este ano, o festival destaca-se pela estreia em Portugal de dez longas-metragens internacionais, como White House Effect, um documentário que explora a origem da crise climática através de uma batalha política nos EUA, e Black Snow, que narra a luta de uma eco-ativista siberiana. Também na programação, a comédia Climate in Therapy oferece uma abordagem leve, colocando cientistas do clima em terapia para lidar com as emoções geradas pela crise ambiental.
Na vertente da língua portuguesa, destaque para o documentário brasileiro Tesouro Natterer, vencedor do festival É Tudo Verdade 2024, que narra a aventura de um indigenista austríaco na Amazónia no século XIX. A temática amazónica também marca presença com Enquanto o Céu Não Me Espera, que retrata os impactos das mudanças climáticas nas comunidades ribeirinhas do Brasil. Além das estreias, o CineEco 2025 conta com produções premiadas em festivais internacionais, como o filme de terror Atom & Void, de Gonçalo Almeida, e a curta-metragem luso-croata That’s How I Love You, de Mário Macedo.
O festival inclui ainda uma nova categoria de Curtas-metragens de Ficção, Não Ficção e Animação, com 13 filmes de 12 países, além da Secção Competitiva Panorama Regional, com filmes que exploram a Serra da Estrela e o território local.
Com entrada gratuita, o CineEco oferece uma vasta programação paralela, incluindo conferências, workshops e exposições, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização do território. A iniciativa, organizada pelo Município de Seia, conta com o apoio do Departamento de Ambiente das Nações Unidas e da DGArtes.
O João André Oliveira vai estar em modo reportagem na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro, durante as tardes do Logo Se Vê, na Antena 3.