O Lisboa Soa está de regresso desde dia 11 de outubro, com apoio Antena 3.O Lisboa Soa é um festival anual de arte sonora, ecologia e cultura auditiva que explora a intersecção entre som e ambiente e está de volta em 2025 com a temática “Energia em Fluxo”.
A partir de 13 de outubro, as instalações sonoras permanecem abertas para visitas guiadas previamente reservadas, convidando o público a explorar o som como experiência sensorial e social. Da extensa programação, destacamos as performances de Merche Blasco (Fauna, 16 de outubro), Francisco López (VirtuAural Electro-Mechanics, 18 de outubro), Henrique Fernandes, Jorge Quintela e Inti Gallardo (Omnispectrum, 18 de outubro) e Jonathan Uliel Saldanha (Vox Humana, 19 de outubro).
Existem ainda instalações que interligam som, matéria e tecnologia, como The Chill Out Zone de Taiga Trigo, SÄGEZAHN de Andreas Trobollowitsch e Urban Interference de Wouter Jaspers. Há espaço para oficinas e soundwalks que exploram a escuta enquanto prática de atenção, com propostas de Ivo Louro, Clara de Asís e Vittoria Assembri, entre outros.
No dia 19 de outubro, a Mitra Santa Casa – Lisboa acolhe a tarde de encerramento, com uma sequência de performances dedicadas à escuta expandida, reunindo Rie Nakajima & Pierre Berthet, Vittoria Assembri, Nico Espinoza e Jonathan Uliel Saldanha.
No mesmo dia, a programação estende-se à ZDB 8 Marvila, com a masterclass de Francisco López, dedicada aos “fluxos sociais e ambientais na criação sonora”, encerrando o festival com uma reflexão sobre escuta, espaço e prática artística.
A entrada é livre, mediante inscrição prévia nas ações formativas e no caso da programação nos Jardins do Bombarda / Panóptico do Hospital Miguel Bombarda. Verifica toda a programa completa com links para inscrição em atividades online.
A programação do Lisboa Soa 2025 está sujeita a alterações.
Ouve mais sobre os destaques do Lisboa Soa e sobre outros eventos culturais pelo país fora na versão alargada do Domínio Público, magazine cultural da Antena 3.