Em 2017, a Festa do Cinema Italiano realiza-se de 5 a 13 de abril, pela primeira vez em simultâneo em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal. Segue depois para mais de 15 cidades portuguesas e ainda para o Brasil, Angola e Moçambique.
Nesta décima edição, cuja imagem teve como base uma das ilustrações de Milo Manara, as sessões de abertura e de encerramento albergarão, respetivamente, as antestreias de Fai bei sogni (Sonhos Cor-de-rosa), de Marco Bellocchio, e In guerra per amore, de Pif. Destaque também para o grande sucesso italiano da passada temporada, Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte), de Paolo Genovese.
Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, a Commedia all’italiana e um dos seus fundadores, Dino Risi, por ocasião do centenário do seu nascimento, serão comemorados com uma seleção de dez filmes, entre os quais Il sorpasso — que dá nome à associação que, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, organiza o festival.
Na secção Amarcord, serão exibidos tesouros cinematográficos italianos que, através de caminhos diferentes, entraram no imaginário de milhões de espetadores. É o caso da obra-prima Suspiria, do mestre do terror Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K, ou de Lo chiamavano Trinità…, uma famosa paródia dos spaghetti western apresentada em homenagem a Bud Spencer.
Na secção Napolitana, será feita uma viagem através do cinema, da literatura, da música e da gastronomia da icónica cidade titular, acompanhada pela narrativa de Elena Ferrante. A muito esperada segunda temporada de Gomorra será também apresentada nesta secção, com a presença, em Lisboa, dos dois atores principais da série, Marco d’Amore (Ciro di Marzio) e Salvatore Esposito (Genny Savastano). Doze novos episódios serão exibidos, em antestreia, em cinco sessões do festival.
As crianças também não foram esquecidas, e, em parceria com o festival Monstra, serão exibidas, na secção Piccolini, uma longa e onze curtas-metragens de animação. Segundo Stefano Savio, “esta inédita parceria de programação com um festival tão importante permite-nos proporcionar ao nosso público duas importantes exposições: Fotogramma per fotogramma, sobre o trabalho gráfico de animadores italianos, e uma sobre Bruno Bozzetto e Simone Massi”.
O diretor da Festa do Cinema Italiano contou tudo sobre o evento à Marta Rocha para o Domínio Público:
Para além das presenças ligadas a Gomorra, estarão presentes em Lisboa o realizador Roberto Andò, o noto autor e cómico italiano Pif, Edoardo Leo, Violante Placido, Antonella Di Nocera, entre outros. Também terão lugar dois importantes e inéditos encontros para aproximar o cinema italiano do português: um fórum para produtores italianos e portugueses, no âmbito do lançamento do acordo luso-italiano de co-desenvolvimento de projetos cinematográficos; e um encontro académico sobre o impacto do cinema italiano em Portugal e no estrangeiro, com a presença de especialistas e docentes internacionais.
Como sempre, haverá ainda espaço para a gastronomia italiana, com os já afamados Cine-Jantar (A Viagem a Itália, de Michael Winterbottom) e Rota dos Sabores, com 15 gelatarias e restaurantes italianos de Lisboa a proporem menus temáticos, inspirados no cinema italiano, que incluem a oferta de bilhetes para sessões do festival.
Por fim, o concerto Napoli Sentimental, criado por Mísia especialmente para estes dez anos de Festa do Cinema Italiano, é um espetáculo inédito que tem como base o trabalho que a cantora tem desenvolvido sobre a tradição musical napolitana em diálogo com a música portuguesa.
Todas as informações sobre programação e bilhetes podem ser consultadas no site oficial do festival: www.festadocinemaitaliano.com