Na sua sexta edição, o Festival Emergente — o festival da novíssima geração da música portuguesa — muda-se para o espaço BOTA ao longo de três dias que prometem muita intensidade e muitas surpresas: 26, 27 e 28 de dezembro, com o apoio da Antena 3.
O Festival Emergente assenta o seu carácter na mutação e desenvolvimento constantes, como uma segunda pele que todos os anos se renova. Nunca houve duas edições iguais ou semelhantes. É o próprio festival que emerge da realidade em que se desenha em cada ano. Ou muda o espaço, ou muda o número de dias, ou mudam as ideias para o alinhamento, ou muda o número de bandas, ou há conteúdos novos e ideias novas.
Com foco no indie rock, na pop ou na música eletrónica, o festival está também aberto a sonoridades como o hip hop, o novo jazz e a música experimental, bem como a todos os seus possíveis cruzamentos, não esquecendo as raízes da música popular portuguesa.
Ano após ano, edição após edição, o festival tem vindo a afirmar-se como uma referência na música emergente nacional e material de pesquisa para festivais maiores. Som, luz, ação: o Emergente 2024 vai arrancar!