Em novembro de 2021, Sean Riley e The Legendary Tigerman retomaram a sua viagem juntos. Partindo de onde tinham ficado em 2018 com California, álbum gravado em motéis durante uma road trip nesse estado norte-americano, voltam agora aos discos com Andaluzia.
Apontando inicialmente para Tânger, seguindo na rota da beat generation, quiseram as contingências e vicissitudes da pandemia que, cansados de esperar, se metessem no carro e conduzissem até ao sul de Espanha. Apaixonados pela fotografia de uma antiga cabana de pescadores, rumaram à costa e lá encontraram o abrigo onde, mais uma vez, improvisaram um estúdio num espaço inusitado. Durante três noites e três dias, gravaram este EP de olhos postos no mar.
A gravação e produção ficou mais uma vez a cargo de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), que desta vez foi ainda responsável pelos arranjos e por toda a instrumentação adicional à guitarra e à voz de Afonso Rodrigues (Sean Riley). Registado de forma simples e despida, Andaluzia é uma homenagem à amizade e ao amor à música.
“Gravar e fazer os arranjos para Andaluzia foi um dos processos mais mágicos de sempre na minha carreira de produtor. Levámos para uma pequena casa à beira-mar as canções, microfones, guitarras, synths modulares, uma máquina fotográfica e uma câmara de super8. Eu não tinha planeado exatamente o que fazer quanto aos arranjos; queria ser o mais espontâneo possível a reagir ao ambiente, à interpretação do Afonso e ao que as canções necessitavam. O caminho, na realidade, surgiu por si mesmo, as canções falaram, e eu segui o que me pediam, construindo sons analógicos ou digitais que foram completando o puzzle sonoro do disco. [O single] “Good Kids” é uma das mais bonitas canções deste disco, que para mim marca uma época de ouro na escrita de canções do meu querido amigo Afonso Rodrigues. Não podia estar mais orgulhoso de tudo isto.” — Paulo Furtado
Andaluzia, que contou com o apoio da SPA e do Garantir Cultura, será editado a 10 de maio (em formato digital, CD e em edição superlimitada em vinil — somente 30 cópias de vinis feitos em processo manual em Lisboa, cada um com uma foto impressa, numerada e assinada pelos dois artistas, à venda exclusivamente na Casa Tigre) e apresentado ao vivo nas seguintes datas, com o apoio da Antena 3:
26 de maio (22h) — Galeria Zé dos Bois, Lisboa
2 de junho (21h30) — Passos Manuel, Porto