O primeiro disco de They’re Heading West, homónimo, foi editado no dia 9 de Outubro pela Pataca Discos. Pode dizer-se, sem grande exagero, que demorou quatro anos a ser feito. O tempo de trinta concertos em Lisboa, em colaboração com outros tantos convidados, e de duas digressões na América do Norte. De ir escolhendo músicas dos três escritores de canções da banda e de as ir acolhendo no repertório comum. Dos ensaios a quatro e dos ensaios com cada um dos convidados nas sessões lisboetas mensais (antes na Barraca, agora na Casa Independente), a encontrar arranjos para as músicas a partilhar ao vivo.
Entre os convidados de sessões passadas e do disco que aí vem, encontram-se Ana Bacalhau, Capicua, JP Simões, Peixe, Bruno Pernadas, Nuno Prata, Luísa Sobral, Samuel Úria, You Can’t Win, Charlie Brown e ainda Frankie Chavez, que se junta ao quarteto no tema “Kind of Nelson“, cujo vídeo foi filmado na costa Oeste da América do Norte, em 2011 e em 2014.
Os They’re Heading West são Mariana Ricardo (Minta & The Brook Trout, Silence Is a Boy, Domingo no Quarto), Sérgio Nascimento (Deolinda, Sérgio Godinho, Humanos), Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout) e João Correia (TAPE JUNk, Julie & The Carjackers). Quatro vozes, ukulele, minibateria, guitarra e baixo, para caber tranquilamente na mala de qualquer carro. Tocam as músicas uns dos outros e as de quem a eles se juntar.
O grupo esteve nas Manhãs da 3 para falar, com Luís Oliveira e Ana Markl, sobre o disco, os concertos e a música que os distingue.
Vê a atuação dos They’re Heading West, nas Manhãs da 3, com Frankie Chavez como convidado especial. O colectivo interpretou os temas “Kind of Nelson” e “Buzz”.