Carlos Ramos, conhecido no Barreiro como Picos, Nick Nicotine e, mais recentemente, como Suave, é uma das principais figuras do movimento cultural da cidade. É ele um dos fundadores da associação cultural Hey Pachuco! que tem contribuído muito, nos últimos 18 anos, para a mudança nas tonalidades desta cidade historicamente operária.
Barreiro Rock City é o nome de uma canção que Tiago Guillul editou no disco V e que conta com a participação do artista anteriormente conhecido como Nick Nicotine (hoje Suave). “É a batida da ferrovia, durante a noite toda até ser dia”, cantam a duas vozes Gullul e Nicotine.
Este é um mini documentário assinado por Bruno Martins e Leonor Bettencourt Loureiro que mostra o Barreiro de Nick Suave: do estúdio King (que, além de estúdio de gravação, é também a sede da Hey Pachuco e um espaço nuclear do Programa Jovens Músicos) até à Tasca da Galega, passando pela Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”; pelo Papagaio ou pelo Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro – a casa do Barreiro Rocks.
Barreiro Rock City – Um guia por Nick Suave. O nome diz tudo. Uma viagem pela história das mudanças sócio-culturais no Barreiro. A cidade à beira Tejo que quer, cada vez mais, encontrar novas cores sem nunca perder o espírito rocker.
Na próxima segunda-feira (28 de maio) fiquem atentos à Antena 3. É o dia do lançamento de mais uma produção Antena3Docs: Barreiro Rock City – Um guia por Nick Suave.
Antes disso, Nick Suave apresenta o disco Português Suave, este sábado (26 de maio), no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.