Antes de subirem ao palco dos Coliseus, em março, os Capitão Fausto arrancam com a tour “Com Licença 2022”, com atuações em Teatros e Auditórios, com o apoio da Antena 3.
Serão 6 datas que antecedem os já anunciados concertos dos 10 anos de Gazela, o álbum de estreia da banda, nos Coliseus de Lisboa e Porto, em março, nos dias 12 e 17, respectivamente.
O Teatro Municipal de Bragança é o primeiro a receber este aguardado reencontro com o público, no dia 29 de janeiro. Seguem-se, no mês de fevereiro, o Theatro Circo, em Braga, no dia 4; a Casa da Criatividade, em São João da Madeira, no dia 5; e o Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, no dia 12. Em março, o Centro Cultural de Lagos recebe a banda no dia 4 e o Teatro Virgínia, em Torres Novas, no dia 5.
Enquanto aguardamos o lançamento do quinto álbum de originais, neste primeiro trimestre os Capitão Fausto pedem licença a 2022 e levam-nos de volta às salas de espectáculos.
O alinhamento que os Capitão Fausto irão apresentar nestes concertos reune os seus temas mais emblemáticos de toda a sua discografia, numa caminhada que os conduz aos Coliseus.
Quatro discos depois, os Capitão Fausto de Domingos Coimbra, Francisco Ferreira, Manuel Palha, Salvador Seabra e Tomás Wallenstein contam com o reconhecimento do público e da crítica, tendo sido distinguidos com 2 Globos de Ouro, o primeiro na categoria de Melhor Grupo, em 2016, e o segundo para Melhor Intérprete, em 2019; e com o 2 Prémios Play atribuídos em 2020, para Melhor Grupo e Vodafone Canção do Ano, com o tema “Amor, a nossa vida”.
Em março de 2020, os 5 músicos apresentaram no Campo Pequeno, em Lisboa, um espectáculo único, na companhia da Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a batuta do Maestro Martim Sousa Tavares. Depois deste concerto especial, e impedida de continuar em digressão devido à pandemia, a banda recolheu-se em Melides e no final desse ano apresentou o filme-concerto Sol Posto nas salas de cinema, a sua antologia discográfica cinematografada.
Sempre surpreendentes, este verão os Capitão Fausto realizaram uma digressão inédita pelas ilhas de Faro, com cinco concertos em cinco dias perante um público muito reduzido e que ficou registada em documentário.
DATAS
29 Janeiro – Bragança – Teatro Municipal
4 Fevereiro – Braga – Theatro Circo
5 Fevereiro – São João da Madeira – Casa da Criatividade
12 Fevereiro – Oliveira do Bairro – Quartel das Artes
4 Março – Lagos – Centro Cultural
5 Março – Torres Novas – Teatro Virgínia