Em 2021, o Festival Mental regressa a Lisboa para a sua 5.ª edição, de 20 a 23 de maio, com o apoio da Antena 3.
Depois de uma primeira edição — de sucesso — na emblemática sala lisboeta, tão associada à programação cultural da cidade, o Mental — Festival da Saúde Mental volta a centrar a maior parte da sua programação no Cinema São Jorge.
Essencialmente um festival de cinema e informação aberto a outras formas de expressão artística que refletem sobre um tema extremamente relevante, o Festival Mental reforça nesta edição a sua missão de trazer a saúde mental para a discussão pública, contribuindo para a diminuição do estigma a ela associado. Sendo a cultura, nas suas várias formas, uma proposta de diálogo, nada mais natural do que cruzar estes dois temas num festival multidisciplinar.
Com a antecipação da data de realização do evento, a open call para curtas-metragens, aberta a todo o mundo, já está a decorrer através da plataforma Film Freeway. A data-limite para participação é 27 de março, e o único requisito temático é que as curtas estejam relacionadas com a saúde mental.
O júri do Mental 2021 é constituído pelos residentes Rui Henriques Coimbra, Maria João Barros, Catarina Belo e Eurico de Barros, aos quais se juntará um quinto elemento convidado.
A programação de 2021 inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais, como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. A par desta programação, acontece também o Mental Júnior, porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos.
Em breve, será anunciada mais informação sobre a programação do festival, que em 2021 terá também um formato itinerante, chegando diretamente às comunidades, sem centralismos. Vai passar por cidades como Funchal, Ponta Delgada e Castelo de Vide, com a programação ajustada, mas mantendo o seu propósito principal de debater o tema da saúde mental através da cultura e contribuir para a construção de novos públicos.