Decorridas as eliminatórias, com 20 bandas a concurso distribuídas por Lisboa, Leiria, Braga e Porto ao longo dos dois últimos fins de semana, estão apuradas as cinco finalistas da 22.ª edição do Festival Termómetro: Baleia Baleia Baleia, Eden Lewis II, Galo Cant’às Duas, Malaboos e Them Flying Monkeys.
O vencedor da edição deste ano terá presença assegurada nos festivais NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura e Bons Sons. A grande final acontece no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 22h, no Teatro do Bairro (no Bairro Alto, em Lisboa). Os bilhetes já estão à venda, com o preço único de €6.
A cantar desde 1994, o Termómetro é o mais antigo concurso de música moderna de Portugal. Entre outros nomes que se notabilizaram em edições anteriores, destacam-se os de Alex d’Alva Teixeira, Ana Bacalhau, B Fachada, Blind Zero, Capicua, DJ Ride, Mazgani, Noiserv, Ornatos Violeta, Quelle Dead Gazelle, Richie Campbell, Salto, Silence 4 ou You Can’t Win, Charlie Brown. Há um ano, os Whales derrotaram na final bandas como Lotus Fever e Paraguaii e sagraram-se vencedores.