O projeto Lina_Raül Refree, que junta a cantora portuguesa Lina e o músico espanhol Raül Refree, está entre os nomeados dos prémios Music Moves Europe 2021, da Comissão Europeia, destinados a artistas emergentes na Europa.
A edição de 2021 decorre no Eurosonic (ESNS), em Groningen (Holanda), entre 13 e 16 de janeiro. Ao todo, são 16 nomes a concurso, sujeitos a votação pública. Lina_Raúl Refree é o projeto a representar Portugal, depois de marcarem presença, em Groningen, na edição de 2020 do festival.
A fadista Lina e o músico e produtor catalão Raül Refree, que já trabalhou com artistas como Lee Ranaldo, Sílvia Perez Cruz e Rosalía, são Lina_Raül Refree. A dupla explora temas de Amália Rodrigues, dando-lhe uma nova sonoridade eletrónica. Em 2020, editaram um álbum homónimo, que inclui canções como “Foi Deus”, “Medo” ou “Gaivota”.
As votações a este prémio decorrem até dia 7 de janeiro de 2021, no site do Music Moves Europe Talent Awards. Todos os vencedores dos Music Moves Europe 2021 serão anunciados a 15 de janeiro, no Festival Eurosonic. A votação decorre até 7 de janeiro através do site do Music Moves Europe Talent Awards. O vencedor do Public Choice Award 2021 recebe um prémio adicional de 5.000€. Os 16 nomeados serão recompensados com apoios para a promoção e um showcase no ESNS. Dos 16 nomeados, o júri selecionará 8 vencedores. Cada vencedor recebe um prêmio no valor de 10.000 € para promoção internacional.
Na última edição dos prémios Music Moves Europe Talent Awards, a artista Pongo foi uma das vencedoras anunciadas.