Lisboa tem um novo festival de música. Chama-se Lisboa Dance Festival e foca a sua atenção na música de dança. A primeira edição acontece nos dias 4 e 5 de Março de 2016, em vários espaços da Lx Factory, e terá três vertentes: música (live acts e Dj Sets), debates e mercado.
A estreia do espetáculo DJ RIDE From Scratch Live com convidados especiais será um dos pontos altos de um festival que promete celebrar toda a diversidade que a cultura da música electrónica nos proporciona. No dia 5 de Março, em palco com DJ Ride estarão Capicua, Dengaz, HMB, Holly, Jimmy P, MGDRV, Stereossauro e Valete para passarem em revista o essencial de From Scratch, um dos mais entusiasmantes lançamentos de 2015.
O cartaz do Lisboa Dance Festival ainda não está fechado mas são já conhecidos alguns dos nomes mais importantes, entre eles os de Sven Vath, produtor alemão de techno entre os maiores do género e um dos grandes protagonistas da cena de dança das ultimas três décadas, os também alemães Motorcity Drum Ensemble e Move D ou o ucraniano Vakula.
After Hours
O clube Ministerium, no Terreiro do Paço, vai funcionar como um quinto espaço no mapa do Lisboa Dance Festival, que já contava com programação na Lx Factory para as salas XL, Zoot, Bi+Cas e Norma Jean. Dessa forma, o evento expande o horário da sua programação, com as portas do clube do Terreiro do Paço a abrirem à meia-noite e a fecharem apenas quando o sol já for alto, pelas 9h da manhã, funcionando em regime after hours após o encerramento das salas da LX Factory. O acesso a esta sala será livre para todos os portadores de pulseira do festival e limitado à sua capacidade de lotação.
Dia 4 Março – NORMAN NODGE | AMULADOR | FUSCO
Dia 5 Março – ALEX.DO | SHCURO | HNRQ
Talks
Outro dos pilares do Lisboa Dance Festival é a programação de Talks que terá lugar durante a tarde de dia 5 no espaço ACT For All, da Lx Factory. Uma série de discussões e apresentações a cargo de alguns dos principais protagonistas, divulgadores e pensadores da música urbana permitirá abordar questões estruturantes desta cultura.
Debates
Hip Hop: do underground à força de mercado. A evolução de uma cultura em Portugal.
Moderador Rui Miguel Abreu. Nomes já confirmados: Bruno Martins, Fred Ferreira, Darksunn (Monster Jinx).
O som das periferias e a Batida de Lisboa.
Moderador Vitor Belanciano. Nomes já confirmados: Dj Marfox (Príncipe Discos) e Rastronaut (Enchufada).
Vinil, lojas e a realidade do consumo de música electrónica.
Moderador Luís Oliveira. Nomes já confirmados: José Moura (Flur), Jorge Caiado (Carpets & Snares, Groovement), Magazino (Bloop).
A propagação do sinal: o papel da rádio no mapa musical português.
Moderador Isilda Sanches. Nomes já confirmados: Nuno Reis, Henrique Amaro e Carlos Cardoso (Oxigénio)
Seminários
Como editar um disco de vinil: passos, questões, dicas práticas
Por Bruno Cardoso, Luis Clara Gomes (Discotexas)
Como abrir e gerir uma editora?
Por Rui Torrinha (Groovement)
Direitos para artistas e editoras
Por Nuno Saraiva (AMAEI)
MASTERCLASSES
DJ Ride (scratch, produção)
Slow J (mistura, masterização)
Moullinex (sintetizadores)
O acesso às TALKS será livre para todos os portadores de pulseira do festival e limitado à capacidade dos lugares disponíveis.
Bilhetes:
Passe 2 dias até 3 de março – 40€
Passe 2 dias dias 4 e 5 de março – 50€
Podes comprar aqui os bilhetes.
O Lisboa Dance Festival tem o apoio da Antena 3.