+ Música + Ajuda é uma iniciativa da Associação CAIS que propõe 10 concertos ao longo de seis meses, juntando alguns dos melhores artistas portugueses e o público com o objectivo de ajudar a melhorar as condições de vida de centenas de pessoas em situações económica e socialmente vulneráveis através do poder da música.
Assumindo o carácter de projecto inovador de responsabilidade social, toda a receita dos bilhetes vendidos será revertida em fundos para que a Associação CAIS possa aumentar o número de pessoas que acompanha diariamente e o número de refeições servidas.
O lançamento da iniciativa acontece no dia 29 de Janeiro, com os dois primeiros concertos a decorrerem em simultâneo em Lisboa e no Porto: O Martim e The Black Mamba actuam no Estúdio Time Out do Mercado da Ribeira; Frankie Chavez e For Pete Sake actuam no Plano B.
Os Blasted Mechanism juntam-se ao festival com dois concertos de tributo a David Bowie, tornando-se na primeira banda portuguesa a prestar semelhante homenagem ao músico inglês desde a sua morte. Para tal, a banda vai recriar alguns dos seus temas mais emblemáticos, como “Space Odity” e “Starman”, pintando-os à Blasted. No dia 24 de Fevereiro, actuam na Casa da Música (Porto) e, no dia 26, no Estúdio Time Out (Lisboa).
Tiago Bettencourt é o artista que se segue, com “Influências”, um espectáculo único em que irá recriar versões de artistas que o inspiraram ao longo da sua carreira. Uma viagem do músico pelas canções que escreve e as canções que ouve, nos dias 17 e 18 de Março, respectivamente no Estúdio Time Out (Lisboa) e na Casa da Música (Porto).
Também The Legendary Tigerman se alia à iniciativa, com o desafio de recriar temas de artistas que o fizeram entrar no mundo do rock & roll e do blues — como Muddy Waters, Tom Waits, Howlin’ Wolf, Suicide, Eddie Cochran, Dave Diddle Day ou Daniel Johnston. Paulo Furtado actua na Casa da Música (Porto), no dia 14 de Abril e no Estúdio Time Out (Lisboa), no dia 15.
Até ao mês de Junho, o festival + Música + Ajuda continuará a reunir alguns dos melhores nomes da música portuguesa num total de dez espectáculos solidários, que culminarão num dia de concertos no Estádio do Restelo no primeiro fim-de-semana de Junho.