Foto: Pedro Pina
Ao longo das últimas semanas têm-se multiplicado as iniciativas e plataformas de apoio aos artistas e agentes culturais que de repente perderam grande parte, ou mesmo todo o seu rendimento. Aqui pelo Domínio Público, por estes dias em formato Domicílio Público, temos vindo a ouvir quem se tem movimentado para tornar estes dias mais sustentáveis para que a cultura regresse aos palcos quando todos pudermos regressar às plateias.
Antes de conhecermos as plataformas de apoio, apresentamos um movimento que as une, chama-se “Artesjuntx”, e quer unir toda a gente a uma só voz.
“Artesjuntx” é um movimento que junta trabalhadores do sector artístico português, desde atores, produtores, técnicos, criadores, unidos pelo mesmo objetivo: sensibilizar as instituições públicas e privadas para a profunda dificuldade que o sector atravessa com a suspensão da sua atividade e apelar ao bom senso e justiça nas medidas aplicadas e nas medidas já anunciadas pelo Governo. Alertam ainda para o impacto que esta crise terá a longo prazo no sector.
Uma das muitas plataformas que surgiu chama-se “Teia 19”. Foi fundada pelo ator André Gago, quer trazer aos artistas uma alternativa de trabalho sustentável em tempos de incerteza. Para isso, foi criada uma plataforma online, em que vários artistas apresentam os seus espetáculos, e os espetadores contribuem com o que acharem justo. A programação pode ser encontrada em facebook.com/TEIA19
A Teia 19 terá mais programação para as próximas semanas.
Na música, há quem continue a não passar sem concertos, e por isso dois amigos de Coimbra decidiram criar um clube na internet que serve para matar o vício ao mesmo tempo que arranjam forma de pagar aos artistas que querem ver tocar.
O Daniel Belo apresenta-nos a Música da Casa,e falou com João Silva, um dos criadores de um clube de amantes de concertos que anda à procura de membros.
Também no patreon, encontramos um nova plataforma…de uns velhos conhecidos. A Lovers and Lollypops, editora e agência que ajuda a dar vida a festivais como o Milhões de Festa, ou o Tremor, lançou um Clube online. Chama-se precisamente Clube Lovers and Lollypops, e é apresentado pela Marta Rocha, que ouviu as indicações do Márcio Laranjeira.
Já sabem, se quiserem fazer parte do clube, passem por patreon.com/loversandlollypops, e descubram o que é que já anda por lá para ouvir e ver.
Outro movimento de apoio aos artistas e à cultura recentemente criado Chama-se Portugal Entra em Cena. A Marta Rocha foi conhecê-lo melhor, e conta-nos que descobriu.
Para apresentar ideias, ou desafios, é passar por portugalentraemcena.pt