O disco O Grande Medo do Pequeno Mundo celebra 10, em 2023, e Samuel Úria vai celebrá-lo em dois concertos especiais, com o apoio da Antena 3. A coleção de canções é revisitada a 16 de março no Tivoli, em Lisboa, e a 21 de março na Casa da Música, no Porto.
E como estamos na estrada da melancolia, vamos buscar a descrição de há 10 anos referente a este álbum: Nascido no decote da nação, entre o Caramulo e a Estrela, Úria leva para os palcos o blues do Delta do Dão. De lenda rural para lenda urbana, tudo está certo: meio homem meio gospel, mãos de fado e pés de roque enrole.
Para esta celebração, Samuel Úria terá com ele em palco as vozes que contribuíram para a posteridade dos temas: “Lenço Enxuto”, com Manel Cruz; “Eu Seguro”, com Márcia (e a guitarra de TOMARA); a constelação de “Triunvirato”, em que juntou António Zambujo e Miguel Araújo; e ainda Jorge Rivotti que com ele abriu o álbum com “O Deserto”.
Em palco estarão também Jónatas Pires nas guitarras; Tiago Ramos na bateria; Miguel Sousa em múltiplos instrumentos; e Joana Wagner, Rebeca Reinaldo, Lucas Silva e Tiago Silva nos coros – além dos cúmplices mais recentes – António Quintino no baixo; Silas Ferreira nos teclados; e Inês Amador Pires, Inês Baptista, Inês Maia, Pedro Wagner, Rafael Nunes ou Simão Carneiro nas vozes.
Os bilhetes para estes espetáculos já se encontram disponíveis nas bilheteiras dos locais e bilheteira online.