Dias 4 e 5 Junho, o Serralves em Festa regressa à cidade do Porto. Serão 40 horas non-stop, das 8h de sábado, até às 24h de domingo, sempre com entrada gratuita.
A Antena 3 preparou uma programação especial dedicada ao evento. Na sexta-feira, dia 3 de Junho, a Prova Oral, de Fernando Alvim, será emitida, em direto, da Fundação Serralves. No sábado, há também transmissão em direto de Serralves, desta vez com Álvaro Costa e Ana Markl, entre as 15h e a 17h.
Serralves em Festa é o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves e também em alguns pontos da cidade do Porto, tornando-se, ao logo dos anos, ponto de passagem obrigatório para milhares de visitantes portugueses e estrangeiros.
O tema da 13.ª edição é Juntar Mundos, reflete exemplarmente o espírito desta celebração anual das artes e da cultura: ao apresentar o trabalho de artistas oriundos de várias partes do mundo, que nestas 40 horas se reúnem numa autêntica lição de convivência intercultural, Serralves em Festa mostra-nos como podemos viver em conjunto.
A programação de Serralves em Festa integra várias propostas nas quais predomina a interação das artes visuais com as artes performativas, numa estreita e integrada relação com as atividades regularmente desenvolvidas no Museu e no Parque de Serralves. Estão representadas as áreas disciplinares da Música, Dança, Circo Contemporâneo, Teatro e Cinema, Fotografia e ainda um extenso programa de oficinas e visitas orientadas.
Na programação de Música destaca-se o concerto dos Natural Information Society & Guests (sábado 18h, Prado). A banda fundada pelo músico americano Joshua Abrams apresenta um concerto com músicos portugueses convidados e com ambientes psicadélicos que aliam um vasto leque de sonoridades e metodologias contemporâneas, incluindo o jazz e o minimalismo.
Ainda em destaque está Interactive Ball, do australiano Jon Rose ( domingo 19h, Clareira das Bétulas). Neste projeto uma bola gigante irá gerar sons com a ajuda do público.
Serralves em Festa apresenta também ano os Calibro 35 (domingo, 19h30, Prado), uma banda funk de Milão que nos seus concertos revisita bandas sonoras de filmes a que se juntam elementos de vários estilos musicais, do rock ao jazz e à música improvisada.
Durante as 40 horas de Serralves em Festa será apresentado em contínuo na Casa de Serralves o projeto Oxidation Machine. Do encontro inédito entre o portuense Jonathan Saldanha e vários músicos e produtores convidados nasce um fluxo constante de som e luz com base em arquivos sonoros e sons captados no parque de Serralves. O público é também convidado a passar a noite na Casa, numa experiência imersiva.
A Festa no Prado, no sábado à noite, é um dos pontos altos de todas as edições de Serralves em Festa. Este ano destaca-se, às 01h30, o projeto Powerplant de um dos nomes mais importantes da música eletrónica britânica dos últimos anos: Shackleton, que aqui se rodeia de um grupo de bateristas e percussionistas.
Diretamente de Chicago, às 03h00, chega RP Boo, um dos criadores do movimento footwork, nascido naquela cidade norte-americana.
Podes consultar toda a programação aqui.